Ecad responde: como o Ecad sabe quais músicas são tocadas?
Que tal começar a sua semana bem informado? Na edição de hoje do "Ecad responde", vamos desmistificar uma das dúvidas mais recorrentes que recebemos: afinal, como o Ecad sabe as músicas que são tocadas?
Apesar de parecer complexa, a resposta é mais simples do que você pensa: para que possamos distribuir os valores arrecadados, precisamos saber quais são as músicas que estão sendo tocadas em cada segmento de execução pública. Por isso, quem usa música publicamente tem a responsabilidade de informar ao Ecad o repertório tocado.
Um promotor de show, por exemplo, envia o roteiro musical (setlist) com a relação das músicas executadas em um determinado espetáculo.
As emissoras de televisão e as plataformas de streaming também enviam, em arquivos eletrônicos, as informações de todas as músicas tocadas em determinado período, incluindo os nomes das canções e seus autores.
Já em alguns segmentos, o Ecad realiza visitas diárias a estabelecimentos comerciais para gravar a programação musical, como em bares e casas de festas. Essas gravações passam por um processo de identificação e são incluídas no sistema.
Nossa metodologia de amostragem é certificada pelo Instituto Ibope, ratificando o compromisso do Ecad em realizar uma distribuição justa e precisa do direito autoral. Bem legal, não é mesmo? 😉
Gostou do conteúdo? Não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais e com quem precisa saber um pouco mais sobre o universo dos direitos autorais. Nos vemos no próximo post do blog "Por dentro do Ecad"!