
Expoingá recebe Selo de Reconhecimento do Ecad por respeito aos direitos autorais de música
Feira agropecuária paranaense é novamente contemplada por iniciativa que valoriza compositores brasileiros
A Expoingá, uma das maiores e mais tradicionais feiras agropecuárias do país, foi novamente reconhecida pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) com o Selo de Reconhecimento por respeitar os direitos autorais de música. O evento acontece entre os dias 8 e 18 de maio, em Maringá (PR), e reúne expositores, produtores, lideranças do setor e instituições públicas e privadas.
A honraria reconhece festivais e eventos que adotam boas práticas de valorização da música por meio do pagamento de direitos autorais aos seus criadores. Esse pagamento contempla os detentores de direitos de autor das músicas tocadas – como os compositores, que nem sempre sobem ao palco em shows e festivais, o que reforça a necessidade do pagamento de direitos autorais.

“O Selo de Reconhecimento do Ecad valoriza a adimplência e o respeito aos compositores. A Expoingá mais uma vez demonstra compromisso com os profissionais que tornam a música possível nos palcos e espaços do evento”, afirma Augusto Freitas, gerente regional do Ecad responsável pela atuação em toda a região Sul.
Sempre que um evento utiliza música em sua programação, os organizadores devem efetuar o pagamento dos direitos autorais pela execução pública das obras e enviar ao Ecad o roteiro com as músicas tocadas, para que sejam identificados os autores e os respectivos valores em direitos autorais possam ser distribuídos. De todos os valores arrecadados pelo Ecad, 85% são distribuídos aos compositores e demais titulares e 15% são destinados à gestão coletiva da música, sendo 6% para as associações de música e 9% para o Ecad.
Com mais de quatro décadas de história, a Expoingá é conhecida por promover o agronegócio, fomentar a economia regional e oferecer uma ampla programação cultural. Os shows e atrações musicais da feira atraem milhares de visitantes, movimentando também o setor artístico e de entretenimento.