Como é calculado o valor a ser pago pelas músicas tocadas nas festas juninas? Descubra aqui!
Imagine ter uma licença que permite a utilização de quantas músicas quiser, em execuções públicas, sem ter que se preocupar com a quantidade de canções tocadas em suas festas.
O cálculo do direito autoral não é apenas uma simples soma de canções. Ele leva em conta uma série de fatores, como o tipo de utilização e até mesmo a importância da música para quem está utilizando.
Todos os critérios e formas de cálculo estão no Regulamento de Arrecadação e na Tabela de Preços, disponíveis para consulta no site do Ecad (www.ecad.org.br).
Como o Ecad identifica as músicas tocadas?
Para identifcar as músicas tocadas durante as festas juninas, o Ecad emprega diferentes métodos.
Em eventos realizados em locais como clubes, escolas e igrejas, a identificação é feita utilizando gravações realizadas por dispositivos digitais. Essas gravações, operadas por nossa equipe, farão parte de uma amostra coletada em todo o Brasil. Importante ressaltar que o Sistema de amostragem utilizado pelo Ecad conta com a chancela do Instituto Kantar Ibope Media.
Em shows, o promotor do evento envia um roteiro detalhado ao Ecad, contendo todas as músicas executadas. Com base nesse documento, o Ecad distribui os valores arrecadados, garantindo o repasse adequado dos direitos autorais.
Quer saber mais?
Confira aqui nossa página especial com as respostas para outras perguntas e as informações sobre o pagamento do direito autoral nos festejos juninos.