Você sabe o que é a Unidade de Direito Autoral (UDA)?
Em alguns segmentos, utilizamos a Unidade de Direito Autoral (UDA) para calcular o valor a ser pago pelo uso da música
Todos as pessoas e empresas que utilizam música publicamente, como academias, cinemas, estabelecimentos comerciais, dentre outros, devem pagar direitos autorais aos artistas por meio do Ecad, conforme determina a Lei 9.610/98. No Brasil, o Ecad é a instituição responsável por arrecadar e distribuir esses direitos autorais para compositores, intérpretes, músicos e demais titulares.
Para calcular o valor a ser pago, o Ecad utiliza diversos critérios, como a forma de utilização da música (ao vivo ou mecânica), a região socioeconômica, o ramo de atividade, a área que será sonorizada, além de uma quantidade determinada de UDAs (que varia de acordo com o segmento do negócio e está disponível para consulta na Tabela de Preços). A UDA é uma unidade monetária usada pela gestão coletiva para calcular o valor a ser pago por estabelecimentos e canais que não possuem receita definida.
Para pagar o direito autoral, é preciso procurar o escritório do Ecad mais próximo e fazer o licenciamento, fornecendo informações sobre como a música será utilizada (ao vivo ou mecânica), se haverá receita (em caso de shows e eventos), a área que será sonorizada, dentre outros dados. O pagamento é feito exclusivamente através de boleto bancário. Após o licenciamento, a pessoa ou empresa poderá utilizar livremente todas as músicas protegidas pela gestão coletiva.