Festa junina boa tem que ter música e respeito ao direito autoral
Está chegando um dos períodos mais aguardados do ano: as festas juninas e de São João. Muitos compositores e artistas contam com os direitos arrecadados nessa época do ano e nós temos a missão de manter a cadeia da música viva.
O período de festas juninas é um dos momentos mais tradicionais e esperados pelos brasileiros, ainda mais nesse período pós-pandemia. Mas não dá para imaginar uma festa dessas sem música, não é? A música é essencial para trazer mais alegria e animação para os eventos. E para que a festa seja ainda melhor, não pode faltar o respeito aos compositores, intérpretes e músicos através do pagamento do direito autoral feito por meio do Ecad.
Nesse texto, vamos explicar como funciona a arrecadação de direitos autorais nas festas juninas. Por meio dessa cobrança, os criadores recebem corretamente pelas suas músicas executadas durante os festejos. Ao realizar o pagamento do direito autoral, os promotores de eventos e donos de estabelecimentos têm um papel fundamental para que as festas juninas continuem sendo tão celebradas por todo o país, mantendo a cadeia produtiva da música viva.
É preciso ter autorização prévia para utilizar músicas de festa junina?
Sim. Toda pessoa física ou jurídica que usa músicas publicamente precisa remunerar os criadores e isso é feito por meio do Ecad, que concede uma licença para uso de toda e qualquer música e repassa os valores a quem tem direito a eles.
Nas festas juninas, isso significa que todo evento e festa, de qualquer porte e organizado por qualquer pessoa, grupo ou empresa, precisa pagar direitos autorais pelas músicas usadas.
Como realizar o pagamento de direitos autorais em festas juninas?
Antes que a festa seja realizada, os organizadores devem procurar a unidade do Ecad mais próxima para fazer o cálculo do valor a ser pago. É possível fazer uma estimativa por meio do nosso simulador de cálculo.
Quem recebe os valores arrecadados pelo Ecad?
Os direitos autorais arrecadados pelo Ecad são divididos entre compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos.
Todos os valores recolhidos pelo Ecad são distribuídos da seguinte forma:
- 85% do valor total arrecadado são distribuídos a compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos;
- 6% são repassados às associações que fazem parte da gestão coletiva, destinados às despesas operacionais de cada uma.
- 9% são destinados ao Ecad, para a administração de suas atividades em todo o país.
Como o Ecad identifica as músicas em festas juninas?
Nos eventos juninos, como os realizados em clubes, escolas, igrejas e outros locais, a identificação é feita por meio de gravações realizadas por aparelhos digitais afixados no local por nossos funcionários. Essas gravações farão parte de uma amostragem estatística certificada pelo Ibope.
Já em shows, o promotor é responsável por enviar ao Ecad o roteiro com as músicas tocadas. É com base nesse documento que o Ecad poderá fazer a correta distribuição dos valores arrecadados
O Ecad valoriza as festas juninas e quem faz as músicas para continuarmos curtindo uma das maiores tradições brasileiras com muita diversão. Confira aqui nossa página especial para os eventos juninos.