“Vozes em defesa do direito autoral” recebe reforços da Bahia e Rio Grande do Sul
A campanha “Vozes em defesa do direito autoral. E que Vozes!” obteve importantes reforços no time de artistas que concederam, de forma gratuita, depoimentos sobre a importância do direito autoral para a vida dos profissionais que movem a cadeia produtiva da música. Esta nova fase se caracteriza pela escolha de artistas que têm grande identificação com suas regiões: da Bahia, vieram Saulo Fernandes (Banda Eva), Alexandre Peixe e Ramón Cruz, que se juntaram aos baianos Durval Lelys (Asa de Águia) e Vânia Abreu, que já tinham participado da campanha. O time do Rio Grande do Sul é composto por Elton Saldanha, Serginho Moah (Papas da Língua), Rafa Machado (Chimarruts) e Fábio Vargas (Tchê Guri). Também do Rio Grande do Sul vem o depoimento da filha e herdeira de Teixeirinha, Elizabeth Teixeira.
Criada pelo Ecad com o apoio das associações de música que o compõem para mostrar a importância que o direito autoral tem na vida dos profissionais que vivem de música e conscientizar os usuários de música sobre a importância da retribuição autoral, a campanha “Vozes em defesa do direito autoral” já contava com a participação de Victor Chaves (Victor & Leo), Dorgival Dantas, Sandra de Sá, Sérgio Reis, Dudu Nobre, Alcione, Ivan Lins, Fagner, Tato (Falamansa), Martinho da Vila, João Roberto Kelly, Roberto Menescal, Augusto César, entre outros. No total, a campanha já conta com a participação de 25 artistas e 2 herdeiros de artistas já falecidos. Em breve, novos depoimentos regionais serão gravados.
Todos os depoimentos, que foram gravados em vídeo e impressos em folder, estão disponíveis no site www.ecad.org.br e no canal do Ecad no YouTube.