Um novo filão
Quem não poderia estar mais feliz com a nova onda do sertanejo são as gravadoras. Depois de dominar a virada dos anos 1980 para os 1990 com o romantismo dor de cotovelo de Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo, Zezé di Camargo & Luciano entre outras duplas, o mercado fonográfico festeja um novo ciclo. Mas, desta vez, nada de garotos saídos dos rincões de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul sem qualquer curadoria estética. A linha de frente agora tem rostos angelicais e cuidado especial com a imagem.
A Som Livre é uma das que mais estão apostando neste filão, investindo em novos queridinhos como Luan Santana (confira texto ao lado), Guilherme & Santiago, Hugo & Tiago e o casal (de amigos!) Maria Cecília & Rodolfo. Desde Sandy & Junior um casal não vendia tantos discos no meio sertanejo, mas as comparações com os filhos de Xororó terminam por aí. MC & R se conheceram na faculdade e em rodas de violeiros universitários em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em 2008. No ano seguinte, emplacaram a música Você de Volta na novela Paraíso, da Rede Globo. Ainda em 2009, registraram mais um show que virou o CD e DVD responsável pelo primeiro Disco de Ouro da dupla.
Leonardo Ganem, presidente da gravadora, não tem dúvidas quanto à importância do gênero para seus cofres: Hoje o sertanejo universitário cruza o Brasil inteiro e acho que, de certa forma, ficou mais onipresente do que o axé e o pagode foram. Nós não previmos esse tipo de onda, mas estamos antenados para vê-la nascer e pular no seu início. Depois, acho que até ajudamos a transformá-la em tsunami.
Segundo o levantamento mais recente do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), o novo sertanejo ocupa as cinco primeiras posições no ranking de músicas mais executadas em rádios na região Sul entre abril e junho de 2009.