Tecnologia para cadastro e multas
Carro Velho de Ivete Sangalo, Requebra do Olodum e Quebra âe de Durval Lelys. Quais dessas músicas foram mais tocadas nos últimos carnavais? Onde elas foram ouvidas? Quantas vezes por dia? E quanto recebeu cada pessoa envolvida nas criações? Estas perguntas podem ser respondidas pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), responsável por fiscalizar a execução e o pagamento de direitos autorais de canções no país, e que, com a ajuda da tecnologia, poderá duplicar a sua atuação.
Há cerca de um mês, o braço da entidade em Pernambuco adotou ouso de um pequeno computador de bolso e uma impressora portátil, que facilitam o processo de cadastro, arrecadação e até de multa dos estabelecimentos. Na prática, enquanto os fiscais precisavam preencher formulários a mão, voltar para a sede do Ecad para digitar esse dados e imprimir um boleto para os estabelecimentos, que chegavam a ser entregues até em 10 dias, agora eles podem fazer tudo no local.
Todo este processo ficou muito mais simples e rápido. Além disso, os estabelecimentos passaram a nos dar ainda mais credibilidade, pois agora podemos resolver tudo ali", comenta o técnico de arrecadação do Ecad Pernambuco, Bruno Luiz da Cruz, que atua há pelo menos 10 anos na instituição.