“Respeitamos o criador”

  • Eu Faço Música
    • Associações
    • Distribuição
    • Calendário
    • Comunicados
    • Para titulares
    • Regulamento de Distribuição Icon
  • Eu Uso Música
    • Arrecadação
    • Serviços ao Usuário
    • Regulamento de Arrecadação Icon
  • Unidades do Ecad
  • Canal do Usuário
  • Associações
  • Caminho do Direito Autoral
  • Imprensa
  • Notícias em Pauta
  • Transparência
  • GRC
Conheça o Ecad Ícone mensagem Fale com o Ecad Banco de dados Ecadnet Ícone nova janela
  • Associações
  • Caminho do Direito Autoral
  • FAQ
  • Imprensa
  • Notícias em Pauta
  • Transparência
  • GRC
Ícone mensagem Unidades do Ecad Banco de dados Ecadnet Ícone nova janela
Logo ECAD
  • Eu Faço Música
    • Associações
    • Distribuição
    • Calendário
    • Comunicados
    • Para titulares
    • Regulamento de Distribuição Icon
  • Eu Uso Música
    • Arrecadação
    • Serviços ao Usuário
    • Regulamento de Arrecadação Icon
  • Conheça o Ecad
  • Canal do usuário
  • Fale com o Ecad
PÁGINA INICIAL Notícias “Respeitamos o criador”
“Respeitamos o criador”

“Respeitamos o criador”

05.04.2008 Notícias

Adonis Oliveira,

Especial para o JB

Sobre as reclamações dos artistas quanto às sociedades arrecadadoras, talvez alguns façam parte de sociedades não tão ativas quanto a nossa, que efetivamente está acompanhando seus associados, sabe de suas necessidades e busca a excelência. Procuramos o atendimento ao cliente de forma profissional, sabemos o quanto é importante ouvir a voz do associado. Algumas sociedades não atendem bem aos seus associados e creio que isso é o que gera insatisfação.

Temos hoje 14 mil titulares de direitos (editores, produtores fonográficos, compositores, autores, intérpretes, músicos, arranjadores, etc.) e distribuímos entre R$ 6 milhões e R$ 7 milhões por mês. Proporcionamos o sustento a esses associados. A Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus) tem um profissionalismo muito grande em todos os setores e a documentação é fundamental para o nosso desenvolvimento. Tratamos dos direitos de quase cinco mil obras por mês, incluindo a parte literária, literomusical e fonográfica.

Nosso grande desafio é a conscientização do público para o pagamento de direito autoral, pois é muito difícil para um titular ser reconhecido como um profissional que gasta todo o seu tempo empenhado em desenvolver um trabalho musical, seja qual for. Todos devem ser respeitados, vendendo muito ou não, porque vemos a música como um produto de propriedade intelectual e patrimonial. Hoje, se você vai a um evento de uma grande marca, é mais fácil pagarem a marca por qualquer serviço do que o autor da música que você ouviu no evento. Esse conceito de "pagar por música" ainda parece difuso, mas toda canção passa por um processo enorme de pessoas, que trabalham só para esse fim – desde o criador até a ponta final da gravação. Entendemos isso como uma grande cadeia produtiva, importante para o país, que também é uma grande cadeia financeira.

O Escritório Central de Arrecadação de Direitos (Ecad) é nosso órgão oficial. A Abramus tem 35% do mercado e divide a primeira colocação com a União Brasileira de Compositores (UBC), que tem 34%. Os outros 30% ficam com sociedades menores. Participamos de todas as regras, concordando com elas ou não. Existem divergências técnicas entre as sociedades, mas há convivência pacífica.

Não há domínio do mercado da nossa parte. Antes havia, por parte da UBC, porque ela era a única sociedade, e isso há uns seis anos apenas. Ela era recebedora de 50% do que era pago pelo Ecad. Hoje as coisas mudaram. A Abramus tem uma atitude extremamente profissional e conseguiu conquistar o mercado graças ao respeito que temos pelos nossos associados. Temos um respeito enorme pelo trabalho do criador. Quando eles vêm à Abramus, são bem atendidos; abrimos as contas do Ecad para que possam ver e analisar o seu repertório.

A entrada é uma opção do usuário. Aconselhamos que conheçam todas as sociedades e seus dirigentes. Para nós, interessa que o cliente receba bastante, porque a Abramus retém 7% do valor arrecadado a cada mês. Somos uma instituição privada, sem fins lucrativos, tudo o que recebemos é reinvestido.

O Ecad, sozinho, não poderia atender aos 35 mil clientes. O sistema é bem complexo.

Muitos não sabem, mas o sistema de direito autoral brasileiro, mesmo sendo um dos mais complexos do mundo, é bem desenvolvido. Lá fora existem vários órgãos brigando para cobrar o mesmo usuário por vários tipos de direito. O Ecad fez com que tal universo ficasse organizado. Ele cobra, vai lá e nos representa para a cobrança de direito. O usuário (a TV, o rádio, os shows, as casas noturnas) têm apenas um órgão ao qual pagar. Há a proposta de se acabar com as sociedades e os artistas passarem a se filiar diretamente ao Ecad. Mas o escritório não teria condição de assimilar os 35 mil titulares de direito numa mesma base. Quem tem esse tipo de opinião não conhece a estrutura de uma sociedade única. A França tem só uma, a Inglaterra também e praticamente todos os países, exceto o Brasil. Se o artista ficar insatisfeito com o trabalho da sociedade, não pode trocar. Já aqui, se você não ficou satisfeito com meu trabalho, pode ir para o concorrente. Aconselhamos que os artistas-compositores que falam mal das sociedades arrecadadoras conheçam-nas melhor, cobrem mais e escolham uma condizente com suas necessidades.

Adonis Oliveira é gerente de operações da Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus).

compartilhe este conteúdo

Facebook Whatsapp Linkedin

continue lendo

Acampamento Farroupilha recebe Selo de Reconhecimento do Ecad por respeito aos direitos autorais de música

Acampamento Farroupilha recebe Selo de Reconhecimento do Ecad por respeito aos direitos autorais de música

09.09.2025 Notícias

Celebração tradicional gaúcha é contemplada por iniciativa que reconhece eventos adimplentes O Acampamento Farroupilha, uma das maiores celebrações da cultura tradicionalista do país, recebeu do Ecad (Escritório Cen...

Nota de pesar – Angela Ro Ro 

Nota de pesar – Angela Ro Ro 

08.09.2025 Notícias

O Ecad lamenta o falecimento de Angela Ro Ro, aos 75 anos, nesta segunda-feira, (08/09). A instituição se solidariza, neste momento de tristeza, com seus familiares, amigos e fãs. Com uma voz singular, Angela Ro Ro deixa...

Mart’nália completa 60 anos com “Cabide” no topo das execuções e regravações

Mart’nália completa 60 anos com “Cabide” no topo das execuções e regravações

08.09.2025 Notícias

Levantamento do Ecad revela as músicas mais tocadas e regravadas da cantora e compositora Com estilo que mistura samba e MPB, Mart’nália chegou aos 60 anos ontem, dia 7, com uma carreira marcada pela autentici...

Ecad, associações da gestão coletiva da música e entidades da cultura entregam carta à Câmara pedindo proteção de direitos autorais no PL da Inteligência Artificial

Ecad, associações da gestão coletiva da música e entidades da cultura entregam carta à Câmara pedindo proteção de direitos autorais no PL da Inteligência Artificial

05.09.2025 Notícias

Brasília, 02 de setembro de 2025. Excelentíssimos Senhores Deputados FederaisMembros da Comissão Especial Sobre Inteligência Artificial Ref. PL 2338/2023 O PL 2338/2023, que passará a ser submetido à apreciaçã...

Iza completa 35 anos e Ecad destaca suas músicas mais tocadas e regravadas 

Iza completa 35 anos e Ecad destaca suas músicas mais tocadas e regravadas 

03.09.2025 Notícias

Levantamento mostra a força da artista que é referência no pop nacional De “Pesadão” a “Meu talismã”, Iza conquistou espaço definitivo no cenário musical brasileiro com sua mistura de força, autenticidade e ...

Arnaldo Antunes completa 65 anos com carreira marcada por hits e parcerias icônicas 

Arnaldo Antunes completa 65 anos com carreira marcada por hits e parcerias icônicas 

02.09.2025 Notícias

Ecad revela as músicas mais tocadas e regravadas do artista Poeta, cantor e compositor, Arnaldo Antunes chega aos 65 anos hoje, dia 2 de setembro, deixando marcas na história da música brasileira, desde os tempos com os ...

Ícone com seta para esquerda Voltar para listagem
Logo ECAD

Sobre o ECAD

  • O Ecad
  • Resultados
  • Ranking
  • Gestão coletiva
  • Caminho do Direito Autoral

Associações

  • Conheça as Associações
  • Abramus
  • Amar
  • Assim
  • Sbacem
  • Sicam
  • Socinpro
  • UBC

Eu Faço Música

  • Associações
  • Distribuição
  • Calendário de distribuição
  • Comunicados
  • Titulares

Eu Uso Música

  • Arrecadação
  • Serviços ao Usuário
  • Simulador de Cálculo
  • FAQ
  • Imprensa
  • Em Pauta

Fale com o Ecad

  • Onde estamos
  • Fale com o Ecad
  • Canal de Ética
  • Trabalhe Conosco

Redes sociais

Canal do Usuário Acesso ao Ecadnet
  • Portal da privacidade
  • Termos de uso
  • Política de Cookies
whatsApp milla-closed milla-opened