Repórter de Galeria
A César o que é de César. A histórica frase resume bem o importante serviço que faz o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), órgão que controla os direitos autorais de obras musicais. Tomemos como exemplo o barzinho. O dono coloca música (ao vivo ou mecânica) para oferecer um diferencial que conquiste mais clientes, faz uso de algo que não lhe pertence para aumentar sua margem de lucro. Pense em uma aula de ginástica localizada sem música, na qual o andamento é marcado por palmas pelo professor de Educação Física. Além do ritmo para os movimentos, a música torna a aula mais gostosa. Portanto, nada mais justo que o autor receba pelo, digamos, empréstimo da sua obra.
Sobre a eficiência do serviço do Ecad, a fórmula de cálculo da cobrança, a periodicidade e a forma de repasse do dinheiro, além de outros aspectos referentes à relação entre o escritório e o autor, somente este pode opinar.
As pessoas devem apoiar o serviço do Ecad, uma vez que as músicas possuem donos, mesmo que sejam os familiares, em caso de falecimento dos autores. Como estamos falando do uso comercial da obra, a medida em nada afeta quem ouve (ou toca e canta) em casa, no carro, debaixo do chuveiro…