O número de shows no Brasil aumenta 29% em relação a 2022
O jornal Valor Econômico publicou uma matéria sobre a retomada do mercado de shows no Brasil em 2023. Confira o texto abaixo.
O mercado brasileiro de shows vai terminar 2023 com forte desempenho. Produtores vêm testando com sucesso o apetite do público com uma alta oferta que inclui grandes nomes brasileiros e internacionais, em festivais como The Town, Primavera Sound, Tomorrowland, Mita, Lollapalooza, C6 Fest e shows de estrelas como Paul McCartney, Roger Waters, Taylor Swift e Coldplay.
“Observamos que este tem sido um ano aquecido para o mercado de música ao vivo, um movimento que estava reprimido nocenário de pós-pandemia”, analisa Ricardo Queiroz, sócio da PwC Brasil. De acordo com as estimativas da empresa de consultoria, o setor fechará o ano com um crescimento de 11% em relação a 2022. “E deve atingir um patamar de cerca de US$ 105 milhões”, prevê Queiroz.
O The Town, cuja primeira edição a Rock World, dos mesmos criadores do Rock in Rio (RIR), realizou em São Paulo, alcançou um total de público de mais de 500 mil pessoas em cinco dias e um impacto econômico direto e indireto de R$ 1,9 bilhão. Segundo estudo da FGV encomendado pelos organizadores, o evento gerou R$ 213 milhões em impostos e 16 mil postos de trabalho diretos. A cada R$ 1 investido, R$ 6,48 foram movimentados na economia.
Para Luis Justo, CEO da Rock World, o atual momento permite dizer que “a indústria atingiu outro patamar”. “O própriosurgimento e desempenho do The Town mostram que existe uma demanda possivelmente não atendida e, portanto, crescente”, analisa. “Pela aderência do público, das marcas e da cidade, estamos vivendo um ano especial, o irmão mais novo do Rock in Rio não poderia ter tido uma estreia melhor”.
No ano que vem, além da próxima edição do Rock in Rio, a companhia assumirá a organização do Lollapalooza Brasil, que vinhasendo operado pela Time For Fun (T4F). Detentora do festival americano e sócia majoritária da Rock World, a Live Nation optoupor concentrar seus negócios com a empresa da família Medina. Neste ano, a Live Nation também foi responsável por trazernomes como Coldplay, The Weeknd e Red Hot Chili Peppers, que faz uma turnê de 4 a 16 de novembro, no Rio, Brasília, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.
De acordo com os estudos da PwC Brasil, em 2024 o setor finalmente poderá superar, em US$ 1 milhão, o desempenho registrado antes da pandemia, em 2019, de US$ 108 milhões. “Para os próximos anos, a taxa de crescimento deve desacelerar, mas ainda continuará expandindo a uma média de 4,4% ao ano até o final de 2027, quando prevemos a chegada ao patamar de US$ 117 milhões”, calcula o sócio da PwC.
Leia a matéria completa de João Bernardo Caldeira para o Valor.