Negócio da Música | Direito Autoral

  • Eu Faço Música
    • Associações
    • Distribuição
    • Calendário
    • Comunicados
    • Para titulares
    • Regulamento de Distribuição Icon
  • Eu Uso Música
    • Arrecadação
    • Serviços ao Usuário
    • Regulamento de Arrecadação Icon
  • Unidades do Ecad
  • Canal do Usuário
  • Associações
  • Caminho do Direito Autoral
  • Imprensa
  • Notícias em Pauta
  • Transparência
  • GRC
Conheça o Ecad Ícone mensagem Fale com o Ecad Banco de dados Ecadnet Ícone nova janela
  • Associações
  • Caminho do Direito Autoral
  • FAQ
  • Imprensa
  • Notícias em Pauta
  • Transparência
  • GRC
Ícone mensagem Unidades do Ecad Banco de dados Ecadnet Ícone nova janela
Logo ECAD
  • Eu Faço Música
    • Associações
    • Distribuição
    • Calendário
    • Comunicados
    • Para titulares
    • Regulamento de Distribuição Icon
  • Eu Uso Música
    • Arrecadação
    • Serviços ao Usuário
    • Regulamento de Arrecadação Icon
  • Conheça o Ecad
  • Canal do usuário
  • Fale com o Ecad
PÁGINA INICIAL Notícias Negócio da Música | Direito Autoral
Negócio da Música | Direito Autoral

Negócio da Música | Direito Autoral

04.11.2011 Notícias

A convidada desta vez na Coluna Negócio da Música é Elisa Eisenlohr. Ela trabalha há doze anos na indústria musical e, atualmente, é responsável pela comunicação da União Brasileira de Compositores. Elisa vai falar sobre o direito autoral com foco na execução pública da obra musical.

Quando você compõe ou grava uma música, ou seja, se torna um autor ou um intérprete, está imediatamente protegido por direitos autorais. Estes direitos existem com o objetivo de fomentar a criatividade fazendo com que seja viável financeiramente para o criador viver dessa atividade. Existem diferentes maneiras de se utilizar uma obra musical e, portanto, diferentes tipos de direitos autorais. A grosso modo, podemos dizer que existem basicamente três tipos:

O primeiro, é a reprodução, que é o direito que o criador tem de autorizar ou não a produção de cópias em um CD ou outro suporte, como arquivos digitais, por exemplo. Quem normalmente autoriza a reprodução da obra é o autor ou, se ele assinou um contrato de edição, a editora. No caso do fonograma, normalmente é o produtor fonográfico.

Outro tipo de direito é a sincronização, que se refere à inclusão da música em obras audiovisuais. Neste caso as autorizações também são feitas diretamente pelos titulares. E o terceiro tipo é a execução pública, que será o nosso assunto aqui.

A execução pública nada mais é do que a execução de música em locais de frequência coletiva, inclusive através da transmissão ou radiodifusão. Ou seja, quando alguém faz um show com a sua obra musical ou quando uma emissora de rádio ou de tv a usa na programação, você tem o direito de ser remunerado por isso. Como é muito difícil fazer isso valer agindo individualmente, os titulares de direito autoral afiliam-se a uma associação de gestão coletiva, como a União Brasileira de Compositores, por exemplo, para administrar o repertório em conjunto. Essa associação vai agir em nome deste autor ou intérprete cobrando uma remuneração pelo uso da música de seus associados. Esta cobrança é feita através do Ecad, que é o escritório que cobra direitos de execução publica dos usuários de música e processa a distribuição dos valores arrecadados aos vários autores e artistas, através de suas associações.

Assim, o autor poderá focar seus esforços na atividade criativa e deixar que a associação aja por ele na cobrança de seus direitos. Com o autor livre para criar, preservamos a cultura nacional e a sua diversidade. O compositor da obra original, o versionista e a editora musical são os titulares da parte autoral da obra. Já o intérprete, o músico e o produtor fonográfico são titulares dos chamados direitos conexos, ou seja, os direitos vizinhos aos direitos do autor. Todos estes titulares têm direito de determinar as condições para o uso da sua música, inclusive cobrando por isso. Os autores pelo uso das obras e os intérpretes pelo uso da gravação.

É importante dizer também que a legislação não exige nenhum registro oficial para que a obra esteja protegida, mas é claro que registrar a obra na biblioteca nacional ajuda a resguardar a sua autoria. Mas para que você possa garantir a remuneração devida pela execução pública, é preciso cuidar para que seu repertório esteja todo cadastrado na base de dados da sua associação de gestãocoletiva. Só assim, você poderá participar da distribuição dos valores arrecadados quando sua música for executada publicamente.

O autor também precisa entender que é preciso levantar a voz em defesa destes direitos que são constantemente questionados e raramente respeitados. É claro que existem muitos interesses por trás de ações que visam acabar ou enfraquecer o direito do autor, já que existem grandes corporações que teriam muito mais lucro se não precisassem remunerar os autores do conteúdo que utilizam. Precisamos ouvir por cima do burburinho e entender o que está por trás destas ações. Nossa cultura continuará viva, enquanto a criatividade tiver chance de ser recompensada.

Elisa Eisenlohr – Responsável pela Comunicação da União Brasileira de Compositores. Formada em Administração de Empresas pela UFF (Universidade Federal Fluminense), com com extensão em Administração internacional pela COPPEAD (UFRJ) e atualmente cursando o MBA em Gestão Cultural da UCAM (Universidade Cândido Mendes)

Veja aqui a matéria original no site da Oi Novo Som

compartilhe este conteúdo

Facebook Whatsapp Linkedin

continue lendo

Oktoberfest de Santa Cruz do Sul e Igrejinha recebem Selo de Reconhecimento do Ecad 

Oktoberfest de Santa Cruz do Sul e Igrejinha recebem Selo de Reconhecimento do Ecad 

17.10.2025 Notícias

Tradições germânicas no Sul do país são contempladas por iniciativa que reconhece eventos adimplentes pelo pagamento de direitos autorais As edições 40ª da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul e 36ª da Oktoberfest de I...

Festas Juninas: Ecad registra aumento de 42% na distribuição de direitos autorais em 2025, mas inadimplência ainda preocupa

Festas Juninas: Ecad registra aumento de 42% na distribuição de direitos autorais em 2025, mas inadimplência ainda preocupa

14.10.2025 Notícias

Mais de 15 mil compositores e artistas foram contemplados com rendimentos referentes às músicas executadas nos festejos juninos em todo o país O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) registrou em 2...

John Lennon completaria 85 anos em 2025 e segue como um dos maiores ícones da música mundial 

John Lennon completaria 85 anos em 2025 e segue como um dos maiores ícones da música mundial 

09.10.2025 Notícias

Ecad divulga ranking de suas músicas mais tocadas e regravadas no Brasil  Gênio criativo dos Beatles e autor de canções que se tornaram hinos de gerações, John Lennon completaria 85 anos, neste dia 9. Sua obra, marca...

Ribeirão Preto sedia evento gratuito sobre direitos autorais de música

Ribeirão Preto sedia evento gratuito sobre direitos autorais de música

08.10.2025 Notícias

Promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, “Por dentro do Ecad” acontece nos dias 14 e 15 de outubro Nos dias 14 e 15 de outubro, o Centro Cultural Palace, em Ribeirão Preto, será palco do evento “Por dentro do...

Clássicos de Adriana Calcanhotto seguem em evidência nos 60 anos da artista

Clássicos de Adriana Calcanhotto seguem em evidência nos 60 anos da artista

03.10.2025 Notícias

Ecad divulga ranking das músicas mais tocadas e regravadas da cantora e compositora gaúcha Poética e versátil, Adriana Calcanhotto construiu uma trajetória singular na música brasileira. Neste 3 de outubro, a art...

Wando faria 80 anos e segue vivo nas canções que marcaram gerações 

Wando faria 80 anos e segue vivo nas canções que marcaram gerações 

02.10.2025 Notícias

Levantamento do Ecad destaca “Chora coração” como a mais executada e “Moça” como a mais regravada Símbolo da música romântica brasileira e dono de sucessos que marcaram gerações, Wando completaria 80 anos ne...

Ícone com seta para esquerda Voltar para listagem
Logo ECAD

Sobre o ECAD

  • O Ecad
  • Resultados
  • Ranking
  • Gestão coletiva
  • Caminho do Direito Autoral

Associações

  • Conheça as Associações
  • Abramus
  • Amar
  • Assim
  • Sbacem
  • Sicam
  • Socinpro
  • UBC

Eu Faço Música

  • Associações
  • Distribuição
  • Calendário de distribuição
  • Comunicados
  • Titulares

Eu Uso Música

  • Arrecadação
  • Serviços ao Usuário
  • Simulador de Cálculo
  • FAQ
  • Imprensa
  • Em Pauta

Fale com o Ecad

  • Onde estamos
  • Fale com o Ecad
  • Canal de Ética
  • Trabalhe Conosco

Redes sociais

Canal do Usuário Acesso ao Ecadnet
  • Portal da privacidade
  • Termos de uso
  • Política de Cookies
whatsApp milla-closed milla-opened