Música ajuda a despertar desejo de compra; saiba criar trilha sonora da loja

  • Eu Faço Música
    • Associações
    • Distribuição
    • Calendário
    • Comunicados
    • Para titulares
    • Regulamento de Distribuição Icon
  • Eu Uso Música
    • Arrecadação
    • Serviços ao Usuário
    • Regulamento de Arrecadação Icon
  • Unidades do Ecad
  • Canal do Usuário
  • Associações
  • Caminho do Direito Autoral
  • Imprensa
  • Notícias em Pauta
  • Transparência
  • GRC
Conheça o Ecad Ícone mensagem Fale com o Ecad Banco de dados Ecadnet Ícone nova janela
  • Associações
  • Caminho do Direito Autoral
  • FAQ
  • Imprensa
  • Notícias em Pauta
  • Transparência
  • GRC
Ícone mensagem Unidades do Ecad Banco de dados Ecadnet Ícone nova janela
Logo ECAD
  • Eu Faço Música
    • Associações
    • Distribuição
    • Calendário
    • Comunicados
    • Para titulares
    • Regulamento de Distribuição Icon
  • Eu Uso Música
    • Arrecadação
    • Serviços ao Usuário
    • Regulamento de Arrecadação Icon
  • Conheça o Ecad
  • Canal do usuário
  • Fale com o Ecad
PÁGINA INICIAL Notícias Música ajuda a despertar desejo de compra; saiba criar trilha sonora da loja
Música ajuda a despertar desejo de compra; saiba criar trilha sonora da loja

Música ajuda a despertar desejo de compra; saiba criar trilha sonora da loja

24.05.2012 Notícias

Entrar em uma loja e ouvir uma boa música pode fazer toda a diferença para o consumidor na hora de concluir uma compra. Segundo os especialistas ouvidos pelo UOL, um som ambiente agradável faz com o que os clientes permaneçam mais tempo na loja e voltem com mais frequência, o que acaba gerando um aumento nas vendas.

Para o consultor de marketing e varejo do Sebrae-SP, Gustavo Carrer, a trilha sonora ajuda a compor o chamado marketing sensorial, ou seja, a utilização dos cinco sentidos humanos para despertar o desejo de compra. Porém, poucos empreendedores conhecem esta técnica.

"O som é um dos elementos mais desprezados pelos empresários. O consumidor recebe informação por todos os sentidos e a audição, quando bem utilizada, melhora as sensações e gera um conforto maior", diz.

Som alto e estilo musical errado afastam clientela. Da mesma forma que a música pode criar um ambiente agradável, ela também pode afastar os consumidores se explorada de forma errada. De acordo com Carrer, o gênero musical e o volume têm de estar de acordo com o perfil do estabelecimento, estilo, idade, sexo e gostos do público-alvo.

"O ideal é que clientes e vendedores não tenham de aumentar o volume de suas vozes para se comunicarem. Mas, uma loja jovem, por exemplo, pode ter o som mais alto, pois os jovens estão acostumados com baladas e músicas agitadas".

Repetição de programação e sintonizar em rádio FM são erros graves

O consultor do Sebrae-SP afirma que dois erros comuns dos empresários são: repetir músicas e sintonizar a programação de uma rádio FM. No primeiro caso, o cliente pode se sentir cansado de sempre ouvir o mesmo som.

No segundo, a loja fica sujeita à variação de gêneros musicais da rádio, que podem ser diferentes do conceito da marca, e ainda corre o risco de ouvir o anúncio de um concorrente dentro do próprio espaço.

"É preciso haver critério na escolha. Não é a música de que o empresário gosta que deve ser tocada, mas sim uma que faça sentido para o público. Uma pesquisa de opinião com alguns clientes pode ajudar muito", afirma.

Escolha das músicas deve ser feita por quem conhece a loja

Segundo Carrer, os empreendedores não devem delegar a funcionários sem conhecimentos específicos a tarefa de selecionar a trilha sonora da loja. "A escolha ficaria sujeita aos gostos particulares do colaborador e fora de sintonia com o público."

A empresária Ana Luiza Osório é proprietária da loja de artigos para decoração e assessórios femininos Área Objetos, no Rio de Janeiro (RJ). Ela diz que já surpreendeu funcionários da filial de São Paulo (SP) reproduzindo músicas que não tinham ligação com a marca.

"Hoje, as duas lojas e o nosso site têm a mesma programação musical. A padronização ajudou a dar identidade à marca. Às vezes, os clientes nem percebem que ficam mais tempo dentro da loja", declara.

Trilha musical dá mais identidade às coleções

Para o proprietário da loja de moda masculina Addict, João Mello Leitão, o uso da programação musical ajudou a compor as campanhas de lançamento de coleções. "Agora, consigo amarrar a vitrine, a música e a decoração da loja ao tema da campanha. Existe uma unidade maior que contribui para o resultado final", diz.

De acordo com a coordenadora de pós-graduação em marketing de varejo do Centro Universitário Senac, Evange Elias Assis, a sonorização da loja deve estar alinhada à identidade da marca e ser reconhecida pelo público como uma linguagem única de comunicação.

"Utilizar música ambiente é uma das formas de despertar no consumidor boas lembranças e sensações de bem-estar que o conduzam à compra", afirma Assis.

Direitos autorais devem ser pagos para reprodução de músicas

Os estabelecimentos comerciais que utilizam uma programação musical devem pagar uma tarifa pelos direitos autorais da obra ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), entidade sem fins lucrativos responsável por recolher e repassar este dinheiro aos autores.

A taxa varia de acordo com a área sonorizada, região onde estabelecimento está localizado, tipo do negócio, se há cobrança de entrada ou ingresso e até mesmo se a utilização for frequente ou por evento.

Empresa carioca cria trilha musical para lojas nos EUA e Europa Neuromarketing: conheça os truques para fazer o consumidor gastar mais

 

compartilhe este conteúdo

Facebook Whatsapp Linkedin

continue lendo

Belém: Ecad e Restaurante Week, parceria em prol dos direitos autorais musicais

Belém: Ecad e Restaurante Week, parceria em prol dos direitos autorais musicais

01.08.2025 Notícias

Principal festival de gastronomia do país chega ao Pará: a riqueza e diversidade gastronômica da região Norte serão as grandes homenageadas do evento Entre os dias 1º e 31 de agosto, a cidade de Belém será palco da ...

Ecad amplia presença no Norte e inaugura atendimento no Amapá

Ecad amplia presença no Norte e inaugura atendimento no Amapá

30.07.2025 Notícias

Nova agência em Macapá reforça a importância da região na arrecadação de direitos autorais por execução pública de música O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) conta agora com um atendime...

Comunicado sobre atualização de mensalidade – Censo 2022

Comunicado sobre atualização de mensalidade – Censo 2022

30.07.2025 Notícias

A música está presente em todos os momentos e lugares, sendo uma grande aliada para melhorar a experiência do seu cliente e gerar um impacto positivo no seu negócio. Ao pagar os direitos autorais, os usuários contribuem p...

Ecad homenageia Daniela Mercury com ranking de suas músicas mais tocadas e regravadas

Ecad homenageia Daniela Mercury com ranking de suas músicas mais tocadas e regravadas

28.07.2025 Notícias

Com mais de 600 gravações cadastradas, rainha do axé comemora 60 anos de vida Símbolo do axé e da música brasileira, Daniela Mercury chega aos 60 anos, no dia 28 de julho, com uma trajetória marcada por sucessos que ...

Nos 298 anos de Goiás, Ecad celebra a terra da música sertaneja e o avanço na arrecadação musical 

Nos 298 anos de Goiás, Ecad celebra a terra da música sertaneja e o avanço na arrecadação musical 

24.07.2025 Notícias

Estado subiu 22% na arrecadação de direitos autorais e Ecad reforça conscientização sobre a remuneração de compositores e artistas  Berço da música sertaneja, o estado de Goiás celebra seus 298 anos no próximo d...

Ecad recebe certificação do Great Place to Work pela 17ª vez consecutiva

Ecad recebe certificação do Great Place to Work pela 17ª vez consecutiva

23.07.2025 Notícias

Entidade fica em 9º lugar entre as melhores empresas para trabalhar no Rio de Janeiro O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) recebeu, pela 17ª vez, a certificação do Great Place to Work, consulto...

Ícone com seta para esquerda Voltar para listagem
Logo ECAD

Sobre o ECAD

  • O Ecad
  • Resultados
  • Ranking
  • Gestão coletiva
  • Caminho do Direito Autoral

Associações

  • Conheça as Associações
  • Abramus
  • Amar
  • Assim
  • Sbacem
  • Sicam
  • Socinpro
  • UBC

Eu Faço Música

  • Associações
  • Distribuição
  • Calendário de distribuição
  • Comunicados
  • Titulares

Eu Uso Música

  • Arrecadação
  • Serviços ao Usuário
  • Simulador de Cálculo
  • FAQ
  • Imprensa
  • Em Pauta

Fale com o Ecad

  • Onde estamos
  • Fale com o Ecad
  • Canal de Ética
  • Trabalhe Conosco

Redes sociais

Canal do Usuário Acesso ao Ecadnet
  • Portal da privacidade
  • Termos de uso
  • Política de Cookies
whatsApp milla-closed milla-opened