Autora e intérprete de grandes sucessos da música brasileira, Marina Lima chega para reforçar o time de artistas que participam da campanha “Vozes em defesa do direito autoral. E que vozes!”. Promovida pelo Ecad em parceria com as associações de gestão coletiva musical, a campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do pagamento do direito autoral e do uso autorizado de músicas. Marina Lima iniciou sua carreira na década de 1970; desde então, se tornou uma das artistas mais importantes da música popular brasileira, seja por sua voz marcante ou pelas músicas que interpretou e que fizeram grande sucesso, inclusive as de sua autoria.
"A profissão de compositor não é um hobby, é uma profissão que a gente escolhe. A gente trabalha com isso e tem que ser remunerado para poder se sustentar e criar coisas lindas para que vocês possam ter uma trilha sonora para os seus romances, para o seu dia a dia, para os momentos de tensão, tristeza e alegria. Tudo isso a música faz. E tudo isso tem que ser remunerado, porque é um trabalho, né? Eu fiquei um tempo grande sem fazer show e eu conseguia viver do direito autoral – foi o direito autoral que me manteve em pé, podendo compor e ganhar meu ganha-pão”, conta Marina Lima, que está de volta aos palcos e acaba de lançar os novos CD e DVD “No Osso – Ao Vivo”, gravados este ano em São Paulo. “Esse show é baseado nas canções que eu fiz basicamente no violão. Então, o violão e eu já bastamos, não precisa de mais nada – por isso que se chama "No Osso". É um raio-x da minha vida, da minha alma, das minhas canções”, explica a cantora sobre o novo trabalho.
Confira o depoimento completo de Marina Lima no canal do Ecad no YouTube pelo link
https://www.youtube.com/watch?v=rhOV1lZpjUc&feature=youtu.be. Abaixo estão as listas completas das músicas compostas por Marina mais tocadas nos segmentos de Música ao Vivo, Casas de Festas, Casas de Diversão, Sonorização Ambiental, Rádio e Shows, além das canções mais interpretadas por ela.
Marina Lima possui 135 obras e 274 fonogramas cadastrados no banco de dados do Ecad. “Fullgás”, “Charme do mundo”, “Três”, “Acontecimentos” e “Virgem” são as cinco canções de autoria de Marina (compostas por ela em parceria com seu irmão mais velho, Antonio Cicero) – mais executadas, segundo o Ecad. Já na lista das canções mais interpretadas por ela estão os sucessos “Fullgás”, “Uma noite e ½”, “Charme do mundo”, “Me chama” e “Pra começar”.
Ranking das obras de autoria de Marina Lima mais executadas entre julho de 2013 e outubro de 2015 nos segmentos de Música ao Vivo, Casas de Festas, Casas de Diversão, Sonorização Ambiental, Rádio e Shows:
1 – Fullgás (Antonio Cicero/Marina Lima)
2 – Charme do mundo (Antonio Cicero/Marina Lima)
3 – Três (Antonio Cicero/Marina Lima
4 – Acontecimentos (Antonio Cicero/Marina Lima)
5 – Virgem (Antonio Cicero/Marina Lima)
6 – Pra começar (Antonio Cicero/Marina Lima)
7 – O chamado (Giovanni Bizzotto/Marina Lima)
8 – Grávida (Arnaldo Antunes/Marina Lima)
9 – O lado quente do ser (Antonio Cicero/Marina Lima)
10 – Gata todo dia (Tavinho Paes/Marina/Leo Jaime)
Ranking de obras mais interpretadas por Marina Lima
1 – Fullgás
2 – Uma noite e 1/2
3 – Charme do mundo
4 – Me chama
5 – Pra começar
6 – Notícias
7 – Virgem
8 – Como é grande o meu amor por você
9 – Não sei dançar
10 – À francesa