O Ecad acaba de lançar uma nova versão do site EcadNet, portal criado para que as sociedades de autores de todo o mundo e o público em geral possam, via web, pesquisar informações sobre o todo o repertório musical brasileiro que faz parte da base de dados da instituição. Para navegar é necessário, apenas, que os internautas efetuem um simples cadastro e obtenham uma autenticação.
José Pires, gerente executivo de TI e Planejamento Estratégico do Ecad, explica que “além de disponibilizar mais conteúdo, o novo EcadNet possui novo visual e utiliza técnicas mais modernas para pesquisa de informações, além de ser compatível com dispositivos móveis (smartphones, tablets etc)”, conclui o executivo.
Por ser referência em arrecadação e distribuição de direitos autorais no Brasil, o Ecad foi nomeado pela Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac) como agência regional codificadora das obras musicais brasileiras. Com isso, passou a fazer parte de um sistema integrado a várias agências em todo o mundo, localizadas em países da Europa, África e América Latina. Atualmente, a Cisac congrega 231 sociedades de autores em 121 países.
A princípio, quando foi criado em 2005, o EcadNet exibia apenas as obras musicais brasileiras que possuíam o ISWC – código padrão internacional da obra musical. A partir de agora, todo o repertório nacional cadastrado no base de dados da instituição está disponível no EcadNet. De aproximadamente 700 mil obras cadastradas anteriormente, o Ecad agora alcança a marca de pouco mais de 1 milhão de obras musicais inseridas no site.