Gênio da bossa nova, Tom Jobim jamais deixou de pairar sobre o cotidiano e o imaginário do brasileiro. O compositor, maestro, pianista, cantor, e arranjador carioca, cuja morte completa 20 anos nesta segunda (8), é o autor de inúmeros clássicos da música brasileira, Mas sua força e perenidade podem ser resumidas em uma só, a mais famosa de suas criações, "Garota de Ipanema", composta com o poeta Vinícius de Moraes em 1962.
Uma das músicas brasileiras mais famosas no exterior –se não a mais–, "Garota de Ipanema" é uma espécie de "Yesterday" verde e amarela. Basta um simples assobio de suas primeiras notas para que seja reconhecida instantaneamente nos quatro cantos do mundo. Já foi regravada cerca de 240 vezes, segundo o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, e é a música mais executada de Tom nos últimos dez anos no país, segundo o ranking divulgado pelo órgão a pedido do UOL. Na sequência, aparecem as também clássicas "Wave", "Eu Sei que vou te Amar" e "Chega de Saudade" –as duas últimas igualmente escritas com Vinícius, uma das parcerias mais celebradas da música brasileira. Já entre os artistas nacionais que mais regravaram Tom, segundo o Ecad, estão Simone, Adriana Calcanhotto, Angela Maria, Altamiro Carrilho, Cesar Camargo Mariano, Baden Powell, Tom Zé e Caetano Veloso.
Tal qual a importância de Tom Jobim para a profusão da música e da cultura nacionais, a lista de covers é vasta. E especialmente eclética. Engloba nomes do pop, rock, MPB, jazz e eletrônico. Traz, por exemplo, a cantora Amy Winehouse, que registrou "Garota de Ipanema" no álbum póstumo "Lioness: Hidden Treasures", e as duas bandas brasileiras de heavy metal mais bem sucedidas no exterior: Sepultura e Angra, que já executaram faixas de Tom em suas apresentações.
Veja as 20 canções de Tom Jobim mais executadas entre janeiro de 2004 a junho 2014, segundo do Ecad.
1. "Garota de Ipanema" (Antônio Carlos Jobim/Vinícius de Moraes)
2. "Wave", (Antônio Carlos Jobim)
3. "Eu sei que vou te amar" (Antônio Carlos Jobim/Vinícius de Moraes)
4. "Chega de saudade" (Antônio Carlos Jobim/Vinícius de Moraes)
5. "Corcovado" (Antônio Carlos Jobim)
6. "Samba do Avião" (Antônio Carlos Jobim)
7. "Águas de Março" (Antônio Carlos Jobim)
8. "Samba de Uma Nota Só" (Antônio Carlos Jobim/Newton Mendonça)
9. "Desafinado" (Antônio Carlos Jobim/Newton Mendonça)
10. "Insensatez" (Antônio Carlos Jobim/Vinícius de Moraes)
11. "Anos Dourados" (Antônio Carlos Jobim/Chico Buarque)
12. "Água de Beber" (Antônio Carlos Jobim/Vinícius de Moraes)
13. "Só Danço Samba" (Antônio Carlos Jobim/Vinícius de Moraes)
14. "Só Tinha de Ser com Você" (Antônio Carlos Jobim/Aloysio de Oliveira)
15. "Luiza" (Antônio Carlos Jobim)
16. "Este seu Olhar (Antônio Carlos Jobim)
17. "Triste" (Antônio Carlos Jobim)
18. "A Felicidade" (Antônio Carlos Jobim/Vinícius de Moraes)
19. "Ela é carioca" (Antônio Carlos Jobim/Vinícius de Moraes)
20. "Se Todos Fossem Iguais a Você" (Antônio Carlos Jobim/Vinícius de Moraes)
Músicos brasileiros que já regravaram Tom: Simone, Adriana Calcanhotto, Angela Maria, Altamiro Carrilho, Cesar Camargo Mariano, Baden Powell, Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alcione, Chico Buarque, Belchior, Toquinho, Angela Ro Ro, Nelson Gonçalves, Cássia Eller, Djavan, Danilo Caymmi, Dori Caymmi, Elba Ramalho, Erasmo Carlos, Elis Regina, Beth Carvalho, Hermeto Pascoal, João Gilberto, Ivan Lins, Adoniran Barbosa, Tim Maia, Dominguinhos, Vinícius de Moraes, Zizi Possi, Martinho da Vila, Zé Ramalho, Milton Nascimento, Fagner, Lenine, Renato Russo e Roberto Menescal.