Funcionários do Ecad em defesa da música
Entidade que representa legalmente autores e outros envolvidos no setor faz campanha
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) está realizando a campanha "Orgulho por defender a música", dirigida aos seus funcionários de todo o Brasil.
O projeto tem como objetivo mudar a cultura da instituição, valorizando o trabalho que desenvolve para os colaboradores e para o mercado, além de reforçar sua importância para a música e a cultura.
Representante legal dos titulares – compositores, cantores, músicos, editoras e produtores fonográficos – das dez associações musicais que o integram, o Ecad é responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical a esses artistas.
Por esta razão, tanto a instituição quanto seus funcionários são vistos pelos usuários de música como eternos fiscais e cobradores de direito autoral.
A campanha pretende facilitar o entendimento dos colaboradores com relação ao negócio do Ecad e, com isso, mostrar a importância do seu trabalho em favor da causa dos direitos de milhares de compositores e artistas, cujo talento é reconhecido através do pagamento do direito autoral.
Ao longo do ano passado, várias ações mobilizaram os 600 funcionários das 24 unidades do Ecad. Entre elas destacam-se: a criação de uma banda formada por colaboradores; a realização de fotos dos funcionários com camiseta de temática musical; e a promoção de um campeonato de perguntas e respostas (quiz) sobre música.
Houve também a divulgação, na intranet, de comunicados internos com histórias de compositores e artistas, e a realização do concurso "Expresse seu orgulho", no qual os funcionários participaram escrevendo um texto em resposta à pergunta "Por que você tem orgulho em trabalhar defendendo a música?".
Uma peça empresarial, "Ô, abre alas", também foi montada pelos funcionários, a qual todos os colaboradores foram convidados a assistir.
A encenação contou várias passagens da história da música no Brasil, como a luta da compositora Chiquinha Gonzaga pela valorização do direito autoral e a criação da primeira associação de música até o surgimento do Ecad.