Festas Juninas
Se num arraial de respeito, sanfona e forró são de lei, também é de lei o respeito ao direito autoral. Para remunerar de forma mais justa os titulares das músicas executadas apenas em festas juninas, o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) está enviando malas diretas a escolas públicas e particulares, associações de moradores, igrejas, clubes, entre outros usuários, em uma campanha de esclarecimento sobre a necessidade da autorização prévia para a realização dos eventos.
Com linguagem leve e divertida, o material apresenta, de forma didática, como a música é importante e como deve proceder o pagamento da retribuição autoral. Se o usuário não for responsável pela organização do evento, ele deve solicitar ao organizador da festa a cópia do comprovante de quitação do pagamento ao ECAD. Isso evitará que se caracterize sua responsabilidade solidária, conforme previsto na Lei.
O ECAD também divulgou a lista dos autores com maior rendimento no segmento de rádio, na distribuição deste ano. O ranking regionalizado de distribuição dos direitos autorais segue os critérios geográficos brasileiros: Nordeste, Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Rick – da dupla Rick e Renner – foi o artista que obteve maior rendimento com a arrecadação de direitos autorais na região Sul, segudo de Roberto Carlos, César Augusto, Herbert Vianna, Zezé di Camargo, Bruno, Erasmo Carlos, Alexandre, Djavan e na décima posição o compositor Pinochio.