
Feijoada do Cacau, em Jurerê, recebe Selo de Reconhecimento do Ecad por respeito aos direitos autorais de música
Festival é contemplado por iniciativa que reconhece eventos adimplentes
A Feijoada do Cacau 2025, que acontece no dia 20 de setembro, em Jurerê, Santa Catarina, recebeu do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) o Selo de Reconhecimento pelo respeito aos direitos autorais de música. O festival, que chega à sua 27ª edição, se consolidou como um dos eventos mais aguardados do calendário catarinense, reunindo música, gastronomia, entretenimento, moda, gente e muita diversão em um único ambiente.
A honraria reconhece festivais e eventos que adotam boas práticas de valorização da música por meio do pagamento de direitos autorais aos seus criadores. Esse pagamento contempla os detentores de direitos das músicas executadas – como os compositores, que nem sempre estão presentes nos palcos, mas são parte fundamental da experiência cultural.

“O Selo de Reconhecimento do Ecad celebra a responsabilidade da Feijoada do Cacau com a música brasileira. Mais do que uma festa, o evento mostra seu compromisso com os artistas e compositores que dão vida à experiência cultural de cada edição”, afirma Augusto Freitas, gerente regional do Ecad responsável pela atuação no estado.
Sempre que um evento utiliza música em sua programação, os organizadores devem efetuar o pagamento dos direitos autorais pela execução pública das obras e enviar ao Ecad o roteiro com as músicas tocadas, garantindo que os autores recebam a remuneração justa. Do total arrecadado pelo Ecad, 85% são distribuídos diretamente aos compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, outros 6% são destinados às associações de gestão coletiva de música, enquanto os 9% restantes são destinados ao Ecad para pagamento de suas despesas administrativas em todo o Brasil.
Com quase três décadas de história, a Feijoada do Cacau movimenta turismo, economia criativa e o setor artístico, reafirmando sua relevância como um dos encontros culturais mais marcantes do sul do país.