Empresas apostam na música para o sucesso de suas Festas de Confraternização
Final de ano está aí e muitas empresas organizam festas de confraternização para os seus colaboradores, planejando tudo nos mínimos detalhes para que o evento seja um sucesso.
Quando uma festa de confraternização é realizada, investe-se no pagamento do aluguel do local, bufê, decoração, iluminação, contratação de DJ, músicos. Diante disso, a música é, na verdade, imprescindível para que a alegria seja a tônica do evento.
Mas as músicas que serão executadas neste dia não são de propriedade do DJ, do salão de festas ou da empresa organizadora: são de propriedade de seus autores que, através do pagamento do direito autoral feito pelos organizadores do evento ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), receberão a devida remuneração pela utilização pública de suas obras.
A necessidade desta autorização é protegida pela Lei federal 9.610/98, já que a difícil tarefa de compor requer criatividade, dedicação e talento. Por isso, como em qualquer outra atividade, quem cria a obra deve receber o devido reconhecimento e autorizar seu uso por terceiros.
Pensando nisso, o Ecad enviou para 12 mil profissionais de Marketing e Recursos Humanos uma mala direta desenvolvida pela OPM – Oficina de Propaganda e Marketing, especificamente para a ocasião, cujo tema é "Aposte na música e tenha sucesso em 2010".
O material traz uma roleta em papel com uma seta que, ao ser girada, indica frases com várias opções de como a música poderá ser utilizada em diferentes situações pela empresa.
Na roleta aparecem as seguintes opções de uso da música: Utilize trilha sonora no site da empresa; Instale música ambiente em alguns setores; Sonorize a sala de espera de visitantes e clientes; Coloque música na espera telefônica; Patrocine eventos musicais; Apoie programas sociais que trabalham com música; Use a música para acalmar a correria do hall de elevadores; Presenteie clientes com ingressos para shows; Capriche na escolha musical das festas de confraternização; Se você utiliza música publicamente, não se esqueça de pagar os direitos autorais.
Bia Amaral, gerente executiva de Marketing da instituição declara: "a intenção principal da mala direta é esclarecer as empresas sobre a obrigatoriedade do pagamento do direito autoral que deve ser feito, previamente, para utilização de músicas nas festas de confraternização. Mas também quisemos mostrar o quanto a música pode ser utilizada como instrumento de marketing no dia a dia das empresas".
O material também esclarece aos usuários de música qual o procedimento para solicitar o cálculo e realização do pagamento da retribuição autoral, que deve ser feita somente através de boleto bancário.