Em live, Ecad e representantes da música falam sobre a retomada do mercado
A perspectiva para a retomada do mercado pós-pandemia e a ascensão dos shows virtuais deram o tom do bate-papo “A era das lives", promovido pelo Trends Brasil na noite de ontem (23/02) no YouTube. A superintendente do Ecad, Isabel Amorim, a empresária Flora Gil e o diretor de marketing da produtora KondZilla, André Izidro, conversaram sobre suas experiências de atuação durante a pandemia de Covid-19 e como ela impactou os negócios ao longo de 2020.
Com a mediação de Luciana Pegorer, Isabel iniciou a conversa comentando as ações da gestão coletiva para reduzir as perdas durante a pandemia. “Adotamos medidas para manter a sustentabilidade do negócio, conversamos com diversos segmentos de clientes e tivemos um esforço grande para adiantar o pagamento de valores para os titulares", reforçou. Segundo Isabel, já é possível ver uma retomada, com os clientes de volta às atividades, mas a arrecadação de direitos autorais ainda terá impactos ao longo de 2021.
Flora Gil lembrou de seu primeiro contato com a Covid-19 na Europa, durante a turnê de Gilberto Gil que acabou cancelada, e das lives feitas pelo cantor a partir de junho, no “boom" das apresentações virtuais. Desde o início da pandemia, a cobrança dos direitos autorais para esse tipo de show se tornou uma dúvida recorrente e, por isso, o Ecad divulgou um material com as principais perguntas e respostas sobre esse pagamento.
Já André Izidro contou a experiência da KondZilla, que já era digital, mas também precisou fazer adaptações durante a pandemia, como nas gravações com artistas. Ele disse que está ansioso para a retomada, porém cauteloso com a situação atual, sem definição de quando os shows serão retomados.
Enquanto isso, o ambiente digital se mostra um meio importante para manter ativa toda a cadeia da música. Em 2020, o segmento de Serviços Digitais do Ecad somou R$ 184,5 milhões em execução pública, um crescimento de 41,2% em relação ao ano anterior. (link para a matéria sobre o crescimento do digital)
Se você não conseguiu assistir ao bate-papo, a live está disponível no canal do Trends Brasil no YouTube neste link (parte um) e neste link (parte dois).