ECAD reforça o conhecimento
Durante o mês de outubro deste ano, os colaboradores do ECAD (Escritório de Arrecadação e Distribuição) tiveram uma semana diferenciada e que valorizou o desenvolvimento profissional e pessoal. Isso ocorreu porque durante a primeira semana desse mês, de 03 a 07, a organização promoveu a Semana do Conhecimento – uma iniciativa voltada para estimular os funcionários a refletirem sobre questões relacionadas às suas atividades corporativas, bem como ligadas à melhoria da qualidade de vida.
O ECAD é uma sociedade civil privada, instituída pela Lei 5.988/73 e mantida pela Lei Federal 9.610/98, com o objetivo de centralizar toda a arrecadação dos direitos autorais de execução pública musical, inclusive por meio da radiodifusão e transmissão por qualquer modalidade e da exibição de obras audiovisuais. O ECAD é administrado por 12 associações de música e representa todos os titulares de obras musicais (autores, intérpretes, produtores, fonográficos, músicos, além de editores nacionais e estrangeiros) filiados a elas. É constituído de sede localizada no Rio de Janeiro e conta com mais 20 unidades próprias nas principais capitais do Brasil. Atualmente conta com 558 funcionários efetivos.
Na prática, a Semana do Conhecimento foi estruturada na promoção de pequenas palestras. No entanto, o diferencial do evento prendeu-se ao fato de que todas as apresentações foram feitas pelos próprios colaboradores. Assim, além de repassarem seu próprio conhecimento intelectual, os palestrantes-colaboradores também tiveram a oportunidade de estreitar relacionamento com os colegas de trabalho, principalmente aqueles que atuam em outras áreas e que dificilmente fazem parte do seu dia-a-dia.
Segundo Janaína Araújo, gerente de RH do ECAD, há exatos sete anos, a entidade vem investindo em treinamentos internos e externos – de curta e de longa duração, objetivando oferecer melhores condições de desenvolvimento tanto para colaboradores efetivos quanto para estagiários. "Através da Semana do Conhecimento, tivemos o objetivo de permitir que os colaboradores treinados e outros, com experiências variadas, pudessem multiplicar esses conhecimentos. Além disso, também foi uma ótima oportunidade para que eles pudessem exercitar a habilidade de falar em público", complementa Araújo.
A gerente de RH comenta que a Semana do Conhecimento foi uma iniciativa da área de Recursos Humanos, porém a proposta foi compartilhada por todos os setores, ou seja, foi levada para apreciação das demais áreas da empresa. Dessa forma, todos puderam apresentar sugestões, tendo em vista que seria um evento novo e com alcance a todos os níveis profissionais do ECAD. Após avaliação e aprovação de todas as gerências de área e da superintendência, a Semana do Conhecimento foi formatada, contando com a participação da equipe de marketing, no que diz respeito à parte visual e divulgação. Também colaborou na criação do evento a área de TI, que cuidou de toda a estrutura tecnológica que viabilizou a iniciativa.
E quem pensa que o ECAD precisou desembolsar um valor significativo para viabilizar o projeto, está completamente enganado. Primeiro porque as palestras da Semana do Conhecimento foram realizadas no próprio espaço físico da empresa: em salas de reunião e treinamento da sede da organização e de suas unidades. Segundo porque os próprios palestrantes foram os funcionários que já detinham conhecimento sobre a empresa e dominavam os assuntos abordados. "Investimos cerca de dois mil reais em compra de livros para sorteios e brindes institucionais como um marcador de livro personalizado com a logo do evento", reforça Janaína Araújo, ao acrescentar que as palestras aconteceram de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: das 9h30 às 10h30; das 11h às 12h; das 14h às 15h; das 15h30 às 16h30 e das 17h às 18h.
Vale ressaltar que foi acordado entre a área de RH e os gestores do ECAD que a administração do número de palestras assistidas por cada colaborador seria coordenada pelo líder imediato, ficando mais fácil conciliar a participação nas palestras e a realização das atividades diárias. E a participação dos colaboradores animou a coordenação da Semana do Conhecimento, já que 96% das vagas disponíveis para palestrantes foram preenchidas. Além disso, uma semana antes da realização das palestras, foram abertas as inscrições via Intranet, com disponibilidade para 30 participantes por turma. No mesmo dia em que as inscrições foram abertas, muitas palestras tiveram as vagas completamente preenchidas, havendo, inclusive, pessoas interessadas que ficaram "na fila de espera".
Os assuntos abordados pelos palestrantes foram os mais variados. Dentre esses, a gerente de RH do ECAD destaca: Conhecendo a Arrecadação do ECAD; Conservação Preventiva de Documentos; Prevenção e Combate a Princípio de Incêndio; Gestão por Processos; A Ética na Comunicação; Ética nas Relações Interpessoais; O Processo Terapêutico no Desenvolvimento Profissional; Programação Neurolingüística; Negociação; Leitura e Escrita em Desenvolvimento; Morra ou Mude – Sucesso Pessoal e Profissional; Conhecimento Humano nas Organizações, entre outros. Cada palestrante tinha à disposição diversos recursos para suas apresentações como, por exemplo, data-show, DVD player, videocassete e flip-chart.
Quando questionada sobre os benefícios que a Semana do Conhecimento trouxe ao ECAD, Janaína Araújo destaca que além do desenvolvimento profissional e pessoal, a iniciativa proporcionou aos funcionários: habilidades em oratória, incentivo aos estudos, troca de experiências, disseminação do negócio, visão sistêmica, maior integração entre as pessoas e setores, entre outros. "O evento teve excelente receptividade e os colaboradores apresentaram grande motivação e interesse, tanto por ministrar palestras como participar das mesmas", comemora a gerente de RH, ao acrescentar que a área de RH irá disponibilizar através, da Intranet, uma avaliação de reação sobre o evento, onde serão identificados os pontos fortes e aqueles que poderão fortalecer a próxima edição do programa.