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PÁGINA INICIAL Notícias ECAD protege direitos musicais com tecnologia
ECAD protege direitos musicais com tecnologia

ECAD protege direitos musicais com tecnologia

01.09.2007 Notícias

Quem ouve sua música preferida pelo rádio num dia de trânsito pesado nem imagina o pequeno exército que faz com que os direitos de execução pública cheguem às mãos de compositores e artistas. Essa é a missão do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – Ecad. A entidade – uma sociedade civil de natureza privada, criada por lei federal e formada por dez associações de música – conta com 600 funcionários, 23 unidades próprias e 220 agentes autônomos terceirizados, que atuam em todo o Brasil, para monitorar a reprodução e apresentações de músicas por todo o Brasil. O Ecad arrecada os valores e os repassa a autores, intérpretes, músicos, gravadoras e editoras musicais.

Para rastrear a utilização das cerca de 800 mil obras musicais e 450 mil fonogramas depositados pelas associações filiadas, o Ecad confia plenamente na tecnologia. As amostras de espetáculos, programações de rádio e TV e de execuções públicas em bares, hotéis e outros estabelecimentos públicos são tabuladas e armazenadas em bancos de dados. Por ano, o Ecad recolhe cerca de 900 mil registros de execução musical, e o processamento mensal da distribuição de direitos cria uma massa de registros três vezes maior – resultado da legislação que reconhece não só os direitos do compositor, mas também do intérprete, dos músicos, das editoras e dos produtores fonográficos. Para dar conta de todo esse trabalho, os programadores do Ecad contam, entre outras ferramentas, com o Toad, da Quest.

"O trabalho do Ecad é único no País. Por isso, os sistemas que dão suporte ao trabalho de arrecadação e distribuição de direitos autorais também são exclusivos, feitos sob medida e pelos profissionais da casa", ressalta o gerente executivo de TI, José Pires. O Ecad conheceu o Toad no momento em que viu a necessidade de melhorar a qualidade do código produzido pelos desenvolvedores. "Antes do Toad, usávamos uma ferramenta para manipulação de bancos de dados que era muito limitada", relembra o coordenador de Desenvolvimento de Distribuição do Ecad, Alexandre SantAnna. "Há três anos, baixamos, da internet, uma cópia de demonstração. Desde então não paramos mais de usá-lo; adquirimos as licenças e acabamos de migrar para a versão 9", completa.

Tecnologia aumenta a arrecadação e distribuição

Mas a busca por soluções de impacto para apoiar a missão do Ecad começou bem antes disso. Há nove anos, quando foi admitido no Ecad, José Pires recebeu a tarefa de selecionar as melhores tecnologias capazes de dar suporte às decisões do novo comitê diretor, que acabava de assumir a entidade. Nessa trajetória, o Ecad criou seu parque tecnológico – a entidade tem cerca de 30 servidores Risc e Intel, com sistemas Linux, Unix e Windows – e abriu-se para a internet. O investimento compensou. A arrecadação saltou de R$ 115,5 milhões em 2001 para R$ 254,7 milhões em 2005 – uma evolução de 120%. No mesmo período, a distribuição também cresceu, de R$ 103,5 milhões para R$ 212,8 milhões.

É um marco histórico, cujas origens remontam ao início do século passado. A primeira sociedade de proteção autoral no Brasil, a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, foi fundada em 1917 por autores teatrais – entre eles, Chiquinha Gonzaga, que acreditava ser a música tão importante quanto o texto em seus trabalhos. Não tardou para que a SBAT permitisse o ingresso de compositores musicais. Muitas outras sociedades seriam formadas até que, por força da Lei de Direitos Autorais de 1973, surgisse o Ecad, um escritório cujos donos são os próprios titulares das obras musicais, por intermédio de suas respectivas associações. No mundo, entidades como o Ecad são representadas pela Cisac – Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores, com sede em Paris. Em 2004, as associações filiadas à Cisac movimentaram, juntas, cerca de 6,5 bilhões de euros.

 

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