Ecad prevê crescimento de 10% nos valores distribuídos de direitos autorais de Carnaval

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PÁGINA INICIAL Notícias Ecad prevê crescimento de 10% nos valores distribuídos de direitos autorais de Carnaval
Ecad prevê crescimento de 10% nos valores distribuídos de direitos autorais de Carnaval

Ecad prevê crescimento de 10% nos valores distribuídos de direitos autorais de Carnaval

25.02.2014 Notícias

​

Instituição trabalha desde janeiro na
conscientização dos promotores de eventos e blocos de rua sobre a importância
do pagamento do direito autoral aos artistas.
 
Desde o início de janeiro, o Ecad Escritório
Central de Arrecadação e Distribuição
 vem esclarecendo os usuários de
música, tais como promotores de shows e de bailes de Carnaval e organizadores
de blocos de rua, sobre a importância do pagamento dos direitos
autorais
 pela utilização de músicas em seus eventos. A proposta é
conscientizar estes usuários sobre a importância da retribuição autoral aos
criadores das obras musicais que tanto alegram este período de folia, em
especial, os autores dos gêneros musicais mais tocados como axé, marchinhas,
sambas, frevos, entre outros. O pagamento do direito autoral é
importante porque beneficia milhares de titulares de música, em especial os
compositores de marchinhas que, muitas vezes, têm suas músicas tocadas somente
neste período do ano. Mesmo as músicas mais antigas, de autores já falecidos,
têm o direito autoral assegurado e pago a seus familiares até 70 anos após a
morte do último titular da obra , explica Mario Sergio Campos,
gerente-executivo de Distribuição do Ecad.
 
Em 2013 foram distribuídos R$ 11,7 milhões para
17.484 titulares de música, entre eles, compositores, intérpretes e músicos
acompanhantes, referentes às músicas executadas em bailes e shows de carnaval.
Para este ano, oEcad prevê um crescimento de 10% deste valor. Para
isso, conta com o trabalho de visitas e reuniões prévias que vêm sendo feitas
pelas unidades de todo Brasil e conta também com o apoio da área de Marketing,
que enviou um e-mail marketing aos promotores de eventos, prefeituras, hotéis,
pousadas, clubes, casas de shows, bares, boates, restaurantes e associações,
com informações sobre como os organizadores de eventos carnavalescos devem
proceder para ficar em dia com o pagamento do direito autoral, que somente pode
ser efetuado através de boleto bancário. Além do e-mail marketing temático, o Ecad também
disponibilizou um banner animado em seu site [ www.ecad.org.br] e nos
seus perfis nas redes sociais. A conscientização dos usuários de música é fator
fundamental para que os valores distribuídos tenham este incremento , declara
Márcio Fernandes, gerente-executivo de Arrecadação.
 
O conceito desenvolvido para o material foi o de
ensinar aos foliões, que já estão craques no samba no pé, os três passos que
vão garantir a harmonia com os autores das músicas que fazem o sucesso do
Carnaval: passo 1 – procurar o Ecad; passo 2 – realizar o
pagamento; passo 3 – permitir a gravação do evento. Esta gravação é realizada
por técnicos do Ecad para assegurar uma distribuição justa aos
artistas dos valores arrecadados neste período. Por esta razão, mais de 300
aparelhos Ecad.Tec Som (equipamentos digitais instalados para a
gravação das músicas executadas com autonomia de até 16 horas) serão utilizados
em eventos de todo o Brasil, e mais de 170 profissionais do Ecad estarão
de plantão, durante a folia, para a realização desse trabalho presencial nos
eventos.
 
Vale lembrar que, no final de 2013, o Ecad recebeu
a certificação do instituto IBOPE, que validou o processo amostral adotado no
segmento de Carnaval, que contou com uma margem de erro mínima, de 0,1%. Isso
significa que as gravações de aproximadamente 700 eventos que o Ecad fará
durante o Carnaval de 2014 comporão uma amostra fidedigna à realidade do que é
tocado no Carnaval brasileiro.
 
Os rankings do Carnaval 2013 -A música Cabeleira do
Zezé , de autoria de João Roberto Kelly, foi a primeira colocada no ranking das
obras musicais mais executadas no país. Kelly também liderou o ranking dos
titulares que mais receberam direitos autorais no período. Eu fico feliz porque
eu recebo o direito autoral da (música) Cabeleira do Zezé e de tantas outras
músicas que eu tenho. Eu não sei o que seria de um compositor se ele não
recebesse o direito autoral. E é importante também que as pessoas que usam a
música do compositor paguem o direito autoral devido porque é um direito nosso
, declara o compositor João Roberto Kelly, que participa da campanha Vozes em
defesa do direito autoral, disponível no site do Ecad e no seu
canal You Tube.
 
Titulares com maior rendimento no Carnaval de 2013:
neste ranking foram consideradas as execuções públicas musicais em clubes,
casas de diversão, coretos, bailes carnavalescos e eventos de rua (exceto
shows).
 
1 – João Roberto Kelly
2 – Lamartine Babo
3 – André Filho
4 – Jorge Ben Jor
5 – Braguinha
6 – Clube Vassourinhas
7 – Haroldo Lobo
8 – Carlinhos Brown
9 – Tim Maia
10 – Joubert de
Carvalho.
 
Obras mais executadas
no Carnaval de 2013:
1 – Cabeleira do Zezé
(João Roberto Kelly/Roberto Faissal)
2 – Cidade maravilhosa
(Andre Filho)
3 – Maria sapatão
(Carlos/João Roberto Kelly/Chacrinha/Leleco)
4 – Mamãe eu quero
(Jararaca/Vicente Paiva)
5 – Vassourinhas (Clube
Vassourinhas/Batista Ramos/Mathias da Rocha)
6 – Me dá um dinheiro
aí (Homero Ferreira/Glauco Ferreira/Ivan Ferreira)
7 – Mulata ye ye ye
(João Roberto Kelly)
8 – Paguei um ita no
Norte (Arizão/Guaracy/Dema Chagas/Bala/Celso Trindade)
9 – Cachaça (Heber
Lobato/Mirabeau/Lucio de Castro/Marinosio Filho)
10 – Marcha do remador
(Castelo/Antonio Almeida).
 

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