ECAD presente no 10th CIS Sessions
O ECAD, representado pela superintendente executiva, Glória Braga, e pelo gerente executivo de Tecnologia da Informação, José Pires, estará presente no 10th CIS Sessions, que será realizado em Sevilha, Espanha, de 24 a 27 de setembro. Trata-se de um evento que conta com a participação das mais importantes sociedades de autores do mundo para discutir soluções para a gestão de direitos autorais no ambiente digital.
Organizado pela CISAC (Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores) e pela SGAE (Sociedade Geral de Autores e Editores, da Espanha), o evento contará também com a presença de representantes de associações de música brasileiras, como AMAR, UBC e ABRAMUS, além das estrangeiras.
O ECAD é a agência regional Brasil do projeto CIS (Commom Information System), que visa facilitar a identificação dos bens intelectuais utilizados das mais variadas formas, inclusive, por meio das novas tecnologias, e lançou o site www.ecadnet.org.br, que permite que usuários e titulares de música encontrem cerca de 165 mil obras musicais brasileiras codificadas com o ISWC (International Standard Musical Work Code). As obras são classificadas por este código e tem como principal objetivo fornecer a composição autoral dessas obras, facilitando a identificação e a distribuição dos valores autorais no mundo.
Uma instituição moderna e estruturada tecnologicamente
As obras brasileiras que receberam o código ISWC (Código Internacional Standard de Obras), que as padroniza e identifica mundialmente, passaram a constar da ISWCNet, rede eletrônica que reúne as informações de obras codificadas, de todas as partes do mundo. Este será um processo permanente e contínuo. O projeto desenvolvido internamente pela área de TI do ECAD recebeu elogios da CISAC e trouxe reconhecimento ao Brasil, como exemplo a ser seguido pelas demais agências regionais que fazem parte do projeto. Afinal, o processo de codificação atende perfeitamente a todos os requisitos especificados.
A constante evolução do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), especialmente na área de tecnologia da informação, levaram a instituição a ser considerada referência para instituições de outros países também responsáveis pela arrecadação e distribuição de direitos autorais de execução pública musical, na América Latina, tais como México, Argentina, Chile, Paraguai e Costa Rica.
Graças aos avanços operacionais e tecnológicos obtidos pelo ECAD, o Brasil é um dos poucos países que distribuem direitos conexos, ou seja, os direitos devidos aos intérpretes, músicos acompanhantes e gravadoras. A instituição possui uma estrutura preparada para distribuir os direitos autorais mensalmente e trimestralmente, enquanto outros países realizam a distribuição semestralmente e anualmente. Outro destaque do ECAD é a distribuição dos direitos autorais para eventos específicos, como o Carnaval e as Festas Juninas.