Ecad lança equipamento que facilita a gravação de músicas em trios elétricos
Em busca da modernização constante dos processos de arrecadação e distribuição de direitos autorais, o Ecad implementará no Carnaval de Salvador, deste ano, uma nova tecnologia cujo objetivo é facilitar a gravação das músicas executadas pelos trios elétricos.
Ecad.Tec Som é o nome do equipamento que permitirá a gravação de vários eventos, simultaneamente, com uma excelente qualidade de áudio. Com a proposta de substituir a presença física dos operadores de gravação, cujo trabalho é registrar as músicas tocadas num determinado evento para que o valor pago pelo usuário seja distribuído aos titulares das músicas executadas, o equipamento, que é resistente a ruído, vento e impacto, possui o formato de uma caixa prateada lacrada contendo um chip com alta tecnologia que proporcionará uma autonomia de gravação de até 16 horas.
Anteriormente, essa atividade era dificultada pela falta de espaço para o operador nos trios elétricos, além da ocorrência de eventos simultâneos ou outros fatores. Com a utilização do Ecad.Tec Som, os operadores ficarão responsáveis pela instalação e retirada dos equipamentos nos trios. As gravações poderão ser feitas em formato analógico e digital.
Depois que o chip com a gravação das músicas é retirado, as informações são passadas para um computador para que sejam planificadas e identificadas, posteriormente, pelo Centro de Identificação de Execuções Musicais do Ecad. O novo processo trará agilidade e facilidade na captação e identificação das músicas executadas e, conseqüentemente, na distribuição dos valores arrecadados.
Já foram realizados vários testes com o Ecad.Tec Som, inclusive no Festival de Verão de Salvador de 2008. O equipamento, que será utilizado em todos os trios elétricos que autorizaram a sua instalação, num futuro próximo também será utilizado na gravação de shows e música ao vivo, permitindo uma eficácia, ainda maior, da distribuição dos direitos autorais.