Ecad está em Caxias
Jornal O Pioneiro – Caxias do Sul
A partir de hoje, Caxias do Sul passa a integrar a lista de 27 cidades do Brasil onde o Escritório Central de Arrecadação (Ecad) possui unidade própria. O escritório passa a funcionar na Serra com o objetivo de arrecadar direitos autorais provenientes da execução pública musical em 73 municípios da região. Além de Caxias, fazem parte da lista cidades como Bento Gonçalves, Canela e Gramado.
A chegada da unidade do Ecad por aqui tem, entre outros objetivos, o de aumentar a arrecadação, que já vem crescendo gradativamente nos últimos anos. De acordo com dados fornecidos pela instituição, o valor arrecadado entre janeiro e outubro deste ano foi de R$ 2,8 milhões, contra R$ 2,2 milhões no mesmo período do ano passado, um acréscimo de mais de 27%.
Percebemos que a região está tendo um desenvolvimento cultural muito grande, também há vários artistas, autores, compositores residindo aí. Vimos a necessidade de ter uma unidade própria na Serra, o que tende a melhorar a arrecadação, sempre com o objetivo de distribuir mais explica Márcio Fernandes, gerente executivo de arrecadação do Ecad.
Desde dezembro de 2009, dois funcionários do órgão atuavam na cidade (antes disso, a entidade agia por meio de uma agência terceirizada). A partir de agora, serão quatro funcionários atendendo a região. O supervisor responsável pelo núcleo será Eric Roffari.
Uma das principais novidades será a atuação de um técnico de distribuição na região. Uma de suas funções será percorrer estabelecimentos para gravar as músicas que estão sendo executadas ao vivo. Os valores arrecadados serão distribuídos de acordo com essas amostragens comenta Fernandes.
Onde fica
A unidade Caxias do Ecad está na Av. Júlio de Castilhos, 81, sala 301 (Ed. Village), no bairro Nossa Senhora de Lourdes. O telefone é (54) 3027.5404. O site do órgão é www.ecad.org.br e o e-mail, ecadcs@ecad.org.br