Ecad divulga listas de músicas mais tocadas
O Grupo Papas da Língua e a cantora Tânia Mara dominam os rankings das músicas mais tocadas na lista divulgada ontem pelo ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). O órgão divulgou ainda a lista dos autores que mais receberam direito autoral no Brasil, dividido pelas cinco regiões, de janeiro a março de 2007.
Ivete Sangalo só aparece com seu Berimbau Metalizado em terceiro lugar nas regiões Nordeste e Norte, e em quinto no Sul e CentroOeste. Já na região Sudeste, a cantora baiana não aparece entre os dez mais.
Como era de se esperar, não há nenhuma surpresa nos nomes que se repetem nas listas de mais tocados/vendidos, do Oiapoque ao Chuí. O que impressiona é como o trabalho bem feito de marketing das grandes gravadoras (leia-se jabá) massifica coisas como o insosso grupo gaúcho Papas da Língua, que, com sua baladinha acústica Eu Sei, figura em primeiro lugar em quatro das regiões brasileiras.
Ironicamente, apenas na região Sul, de onde veio, o Papas está em segundo lugar, logo abaixo de Tânia Mara, com Se Quiser, que também fica em 2º lugar em todas as outras regiões, menos no Sul, onde lidera.
Do terceiro lugar em diante, duplas sertanejas como Bruno & Marrone, Zezé de Camargo & Luciano e Guilherme & Santiago disputam espaço.
O retrocesso comercial de movimentos como a axé music e o pagode ficam claros na lista. Do axé, apenas Ivete Sangalo comparece entre os “10 Mais“. O pagode está menos mal nessa radiografia, com grupos como Sorriso Maroto (nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste), Jeito Moleque (Sudeste) e Revelação (Nordeste).
A lista mais globalizada é a da região Sudeste, com nomes como Justin Timberlake, Corinne Bailey Rae e Beyoncée.
O ECAD também divulgou as listas de autores que mais arrecadam, com os mesmos nomes se repetindo em quase todas as regiões: Roberto e Erasmo Carlos, Djavan, Herbert Vianna, Chico Buarque, Caetano Veloso, Bruno (da dupla com Marrone) e Rick (da dupla com Renner).
Na região Norte, contudo, o autor que mais arrecada é um certo Chiquinho do Forró.