O Ecad distribuiu, em 2014, R$ 902,9 milhões a 140.438 titulares de música (compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos) e associações, mais um recorde alcançado. Esses números representam um aumento de 12% no valor distribuído e 14% na quantidade de artistas beneficiados em relação a 2013. Do total distribuído, 67% foram repassados para o repertório nacional.
Alguns segmentos de execução pública musical apresentaram notável crescimento dos valores distribuídos em 2014. O segmento de TV por Assinatura obteve crescimento de 72%, nos repasses aos titulares de música, especialmente devido ao fechamento de importantes acordos com usuários como Net, Sky e Claro TV. O segmento de CASAS DE FESTAS cresceu 15%, seguido pelo de Cinema, com 13%, e o de CASAS DE DIVERSÃO, com 12%.
Outro importante destaque do ano foi a criação do segmento de Sonorização Ambiental, que abrange obras executadas publicamente em estabelecimentos comerciais sonorizados, mais especificamente lojas comerciais, lojas de departamento, supermercados e shopping centers. Mais de R$ 19 milhões foram distribuídos a mais de 20 mil titulares pelas canções executadas em 2014 neste segmento. Sua metodologia de amostragem já recebeu a certificação do Instituto Ibope, empresa referência no mercado de pesquisa e especializado em estudos qualitativos e quantitativos. Com este novo segmento, o Ecad garante uma remuneração cada vez mais justa aos titulares de música, além de incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva musical. No total, o Instituto Ibope já certificou a metodologia de amostragem utilizada pelo Ecad em sete segmentos de distribuição: RÁDIOS, Casas de Festas, Casas de Diversão, Música ao Vivo, Sonorização Ambiental, Carnaval e Festa Junina. Somente nos cinco últimos anos foram criadas 14 novas rubricas de distribuição, beneficiando os titulares que têm suas músicas executadas exclusivamente em determinados segmentos de execução pública musical.
O bom desempenho da área de Distribuição reflete o sucesso também das estratégias adotadas pelas áreas de Arrecadação e Jurídico. Isso se deu, entre outros fatores, em função das estratégias que visaram à recuperação de usuários inadimplentes, com destaque para os acordos fechados pelo Ecad com diversas emissoras de rádio (que contribuíram para reduzir em torno de 10% a inadimplência deste segmento), além da realização de contratos e renovações com grandes empresas que utilizam sonorização ambiental. O aumento da capilaridade operacional – com as inaugurações de novas unidades do Ecad -, as campanhas de arrecadação voltadas a eventos especiais, o trabalho incessante de conscientização dos usuários de música realizado pelos colaboradores das unidades para aumentar a arrecadação e o fechamento de acordos não judiciais também foram representativos nesse cenário.
A negociação antecipada de grandes SHOWS realizados no país, como forma de conscientização e de garantia do pagamento dos direitos autorais, como os de David Guetta, Elton John, Guns N’ Roses, Metallica, Paul McCartney, Fatboy Slim, One Direction e o festival Lollapalooza, contribuiu substancialmente para o aumento da arrecadação dos direitos autorais e consolidou o Brasil como rota de importantes produções internacionais.
Outro segmento que teve grande destaque, no ano passado, foi o de Eventos Esportivos, devido à realização da Copa do Mundo no Brasil em junho e julho. Foram distribuídos R$ 4.245.261,84 para 4.795 titulares de música (compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos) e associações como retribuição autoral pelas obras executadas durante os eventos da Copa do Mundo. Entre os eventos contemplados estão os shows de abertura e de encerramento da competição e a sonorização ambiental dos estádios durante todas as partidas de futebol, cujo pagamento foi de responsabilidade da Fifa; os shows e a sonorização ambiental das Fifa Fan Fests adimplentes (realizadas pelas prefeituras das cidades sede do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso), a sonorização ambiental do Tour da Taça, evento de exposição do Troféu da Copa do Mundo, que foi realizado em 27 capitais do país, além de outros eventos musicais ligados à Copa do Mundo que não foram organizados pelos promotores oficiais do campeonato.
A atuação da área Jurídica teve um importante papel nos recordes deste ano, fazendo com que R$ 450 milhões fossem arrecadados através de acordos judiciais ou extrajudiciais. O Judiciário brasileiro tem firmado seu posicionamento quanto à aplicação da Lei de Direitos Autorais vigente, que protege o titular do uso desautorizado de sua obra. Nesse sentido, o Ecad conquistou importantes vitórias sobre grandes usuários de música, assim como importantes determinações judiciais que ratificaram a obrigatoriedade do pagamento dos direitos autorais pela execução de músicas em eventos promovidos pelas prefeituras municipais de Portão (RS), Montenegro (RS) e Cascavel (PR).
Destacaram-se ainda em 2014 as decisões liminares concedidas ao Ecad contra algumas prefeituras que não pagaram a retribuição autoral ao promover, durante a Copa do Mundo de Futebol, os eventos denominados Fifa Fan Fests. As liminares corroboraram o entendimento do Judiciário no sentido de ser justo e devido o pagamento de direitos autorais aos respectivos titulares das músicas tocadas nestes eventos.
A evolução tecnológica do Ecad também tem sido um fator fundamental, nos últimos anos, para a conquista dos recordes de arrecadação e distribuição de direitos autorais que vêm beneficiando milhares de artistas. Em 2014, a empresa passou por mais um importante avanço na área, que consistiu no lançamento do novo software Ecad.Tec CIA Audiovisual.
Desenvolvido pelo Ecad em parceria com a PUC-Rio e com especialistas da USP de São Carlos, ele é o segundo software da família de Captação e Identificação Automática (o primeiro foi o Ecad.Tec CIA Rádio, lançado em 2011). O novo sistema capta, grava e identifica automaticamente as músicas executadas na programação das TVs abertas e por assinatura, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ele é 100% de propriedade intelectual do Ecad e contribuirá para dar mais precisão e agilidade à distribuição dos direitos autorais aos artistas. No total, foram quatro anos de pesquisas e quase 500 mil horas de trabalho para o desenvolvimento deste projeto.
Nos últimos cinco anos, foram investidos mais de R$ 25 milhões em TI para o desenvolvimento de tecnologias que atendam às necessidades específicas do segmento de direitos autorais, sendo R$ 4 milhões apenas no desenvolvimento do CIA Audiovisual. Comprovando a importância da tecnologia para as atividades da instituição, o Ecad foi eleito, pela terceira vez, uma das 100 empresas mais inovadoras no uso de TI, em estudo produzido pela empresa IT Mídia e Revista Information Week Brasil, em parceria com a PricewaterhouseCoopers.
Informamos que hoje, dia 18 de novembro, às 19h, será realizada uma atualização no site do Ecad para implementar melhorias. Durante esse período, há uma possibilidade remota de instabilidade nos acessos. Agradecemos pela...
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