O Ecad conta agora com mais um escritório próprio na cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro. A nova unidade será responsável pelo relacionamento com usuários de música em 19 municípios (Volta Redonda, Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Mangaratiba, Mendes, Paracambi, Paraty, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Angra dos Reis).
Com o passar dos anos e o constante crescimento, tornou-se necessário ampliar a estrutura do Ecad para atender as demandas de um mercado imenso que executa música publicamente. Nos últimos seis anos, o Ecad inaugurou 11 unidades. As atuais 33 unidades da instituição estão localizadas nas principais capitais e regiões do Brasil e contam com o apoio de cerca de 76 agências credenciadas terceirizadas que atendem o interior. O aumento da capilaridade do Ecad no que diz respeito à cobertura de todo o território nacional tem sido fundamental na defesa dos direitos de milhares de artistas e, consequentemente, no incremento dos valores distribuídos.
O direito autoral é regulamentado pela Lei 9.610/98 que protege o titular de música contra o uso não autorizado de suas obras. Por esta razão, sempre que emissoras de rádio e TV, organizadores de eventos e estabelecimentos comerciais fazem uso da obra musical de algum artista, devem solicitar uma autorização prévia, que é concedida pelo Ecad mediante pagamento de boleto bancário.
Os profissionais da unidade Volta Redonda percorrem os municípios da região com a missão de conscientizar os usuários de música quanto à importância do pagamento do direito autoral. Podem receber a visita deste profissionais os estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, academias, shopping centers, promotores de eventos, cinemas, clubes, hotéis, supermercados, entre outros usuários de música, que terão a oportunidade de esclarecer suas dúvidas, saber como é feita a retribuição autoral e qual o valor a ser pago. O cálculo da retribuição é realizado de acordo com as informações fornecidas pelos usuários de música, correspondentes a cada tipo de utilização. “São considerados fatores como a importância da música, tipo de utilização e tamanho da área sonorizada, entre outros”, esclarece Marcio Fernandes, gerente executivo de Arrecadação do Escritório.
Em 2013, o Ecad arrecadou na região cerca de R$ 2.746.700 em direitos autorais, o que representou 4,2% da arrecadação da unidade Rio de Janeiro. “Atualmente, com esta nova estrutura, prevemos um crescimento de 8%”, afirma Marcos Costa, gerente da unidade. “Volta Redonda além de ser a maior cidade de toda a região Sul Fluminense em termos econômicos e populacionais, possui uma infraestrutura de comércio e serviços que não fica restrita a um só bairro.”, conclui.
Unidade Volta Redonda
Endereço: Rua Simão da Cunha Gago, Nº 120, Sala 407.
Bairro: Aterrado, Volta Redonda.
CEP: 27213-170
Tefefone: (24) 3338-9794