Ecad agiliza fiscalização no Acre
O Escritório da Arrecadação Central (Ecad), que controla os direitos autorais das músicas veiculadas em rádios, TVs, festas, bares e boates, começa a operar um computador de mão com acesso a internete e impressora para fortalecer a fiscalização contra os empresários que se negam a pagar as taxas.
Os agentes já começaram a receber o treinamento e o equipamento, mas no Acre o novo aparelho começa a ser utilizado a partir de agosto. A expectativa é agilizar em 35% a fiscalização que atende mais de 1,3 mil usuários acreanos e rondonienses.
O novo aparato tecnológico chamado de Ecad.Tec Móvel e será composto por um celular da Claro, um PDA com Windows Móbile 6.0 da Pocket PCs da HTC.
De acordo com a assessoria de imprensa da empresa responsável pela cobrança dos direitos autorais, a meta é aumentar a quantidade arrecadada e elevar a distribuição do dinheiro pago aos autores das músicas.
Com a nova estratégia, o Ecad será a primeira instituição no mundo a utilizar computador de mão para facilitar o trabalho de fiscalização.
O Acre, o Amazonas, Rondônia e Roraima juntos possuem 11 funcionários, 9 agências e 2 escritórios jurídicos para realizar as cobranças. Em Rio Branco, existe apenas um assistente técnico que realiza a cobertura de todo o Estado. (Freud Antunes)