Dia de muitas comemorações para o compositor brasileiro
Todo 07 de outubro é dia de festejar o compositor brasileiro, aquele que tem a arte de escrever canções. Mas, nesta quinta, há mais um motivo para comemorar. Foi reconhecida, nesta tarde, a atividade do compositor como profissão artística. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4308/12, do Senado, em Reunião Deliberativa Extraordinária, e a proposta seguirá para a sanção presidencial.
O Projeto de Lei traz em seu texto que é considerado compositor o autor de obras musicais, com ou sem letra, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro.
“Essa foi uma decisão muito importante e muito representativa para a música e a cultura brasileira. E mais ainda para os compositores, que disponibilizam o melhor da sua arte e nem sempre conseguem ter o reconhecimento do grande público porque nem todos sobem ao palco. A gestão coletiva parabeniza a todos aqueles, que vivem da música e pela música, e nosso objetivo é continuar na luta para assegurar os direitos de todos que fazem parte dessa cadeia produtiva", disse a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim.