
Comunicado sobre atualização de mensalidade – Censo 2022
A música está presente em todos os momentos e lugares, sendo uma grande aliada para melhorar a experiência do seu cliente e gerar um impacto positivo no seu negócio. Ao pagar os direitos autorais, os usuários contribuem para que milhares de compositores, músicos e outros profissionais mantenham ativa a cadeia criativa da música.
Um dos critérios utilizados pelo Ecad para realizar o cálculo da mensalidade a ser paga é a categoria socioeconômica da região onde o estabelecimento está localizado. Essa classificação é definida com base no perfil populacional de cada município, conforme os dados oficiais do Censo Nacional.
O último Censo, realizado em 2022 pelo IBGE, mostrou que muitas cidades brasileiras cresceram e evoluíram, trazendo alterações consideráveis na quantidade de habitantes. O Censo é uma pesquisa séria e confiável, que serve como base para diversas políticas públicas, e também para a atualização dos parâmetros utilizados pelo Ecad na cobrança dos direitos autorais, já que a realidade populacional de cada município é levada em consideração para o cálculo do valor da mensalidade a ser paga.
A partir de outubro de 2025, o Ecad irá adotar a edição mais recente do Censo (2022), o que poderá resultar em aumento ou redução no valor da mensalidade de usuários gerais, TVs e rádios, a depender da nova classificação socioeconômica da localidade determinada pelo IBGE.
Sabemos que a música é importante para os negócios e essa importância vai refletir em uma remuneração mais justa para milhares de compositores, intérpretes e músicos.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com a nossa unidade mais próxima ou fale com a Mila, nossa assistente virtual.
Seguimos na missão de manter a música viva!