Comissão de artistas organiza seminário sobre direitos autorais
No dia 19 de julho, foi realizada no Hotel Windsor Florida, no Rio de Janeiro, a primeira edição do seminário “Entendendo o Direito Autoral” cujo objetivo é difundir informações sobre este tema, além de esclarecer dúvidas sobre o trabalho desenvolvido pelas associações de música e pelo Ecad para aqueles que vivem profissionalmente da música, como compositores, intérpretes, músicos, editoras musicais e gravadoras. Como palestrantes, o evento contou com a participação da cantora Joelma Giro, diretora da Socinpro (Sociedade Brasileira de Administração e Proteção dos Direitos Intelectuais) e membro da comissão de artistas organizadora, e dos executivos do Ecad: Gloria Braga (superintendente executiva), José Pires (gerente executivo de Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico), Márcio Fernandes (gerente executivo de Arrecadação) e Mario Sergio (gerente executivo de Distribuição). Para participar do seminário, dirigido somente aos titulares de música filiados às associações que compõem o Ecad, os interessados tiveram de fazer suas inscrições junto à associação a qual são filiados.
O seminário, que foi promovido por uma Comissão de Artistas e organizado pela área de Recursos Humanos em parceria com a área de Marketing do Ecad, recebeu a presença de 130 participantes e foi aberto com uma palestra da cantora Joelma Giro sobre a história e a importância do direito autoral. “Tínhamos a necessidade de preparar um evento como esse para que os titulares de música, em especial compositores e artistas, entendessem como é o funcionamento da arrecadação e distribuição dos direitos autorais e como é o trabalho do Ecad, de forma mais consciente e uniforme. Esse evento é uma vitória”, afirmou Joelma Giro, que exibiu alguns trechos da campanha “Vozes em defesa do direito autoral. E que vozes”, na qual artistas defendem o direito autoral. “O Ecad foi uma vitória conquistada com muita luta. E os associados são os donos desse patrimônio, temos que nos unir”, ressaltou Joelma.
A superintendente executiva do Ecad, Dra. Gloria Braga, explicou como funciona o Ecad, mostrando a estrutura das áreas e os prêmios conquistados pela empresa. “Esse evento é fundamental para reunir cada vez mais artistas, principalmente num momento como esse, em que todos precisam estar mais conscientes em defender os seus direitos e entender o papel das associações e do Ecad para o desenvolvimento da cadeia produtiva da música”, ressaltou.
As inovações tecnológicas do Ecad, utilizadas para assegurar e respaldar os trabalhos de arrecadação e distribuição foram o tema da palestra de José Pires, gerente executivo de Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico. Pires, que falou da importância de se ter um planejamento com estratégias definidas para atingir os objetivos, sobre a política de segurança da organização e os softwares da família Ecad.Tec, acredita que o seminário foi bastante produtivo: “O Ecad pôde apresentar detalhadamente o seu trabalho de forma simples e objetiva, esclarecendo a todos os participantes as diversas dúvidas quanto aos seus procedimentos de arrecadação, distribuição e investimentos em tecnologia”, afirmou Pires.
O gerente executivo de Arrecadação, Márcio Fernandes, concorda com Pires. “Para a área de Arrecadação, o evento foi uma oportunidade ímpar de poder mostrar sua estrutura, números gerais, práticas, tarifas e evolução, para uma plateia repleta de formadores de opinião no meio musical”, observou Fernandes. Em sua palestra, ele falou dos meios que sua área utiliza para garantir o correto recolhimento do direito autoral, como a Central de Telecobrança e o Ecad.Tec Móvel, além de detalhar o funcionamento da arrecadação em mídias digitais.
Último palestrante da tarde, Mario Sergio Campos, gerente executivo de Distribuição, esclareceu muitas dúvidas dos participantes sobre crédito retido e a distribuição proveniente do canal de vídeos YouTube. Ele também falou sobre a periodicidade e regras da distribuição. “O seminário foi uma grande oportunidade para o Ecad transmitir importantes informações aos titulares sobre a arrecadação e distribuição de direitos autorais no Brasil”, afirmou Mario Sergio.
Entre os artistas que prestigiaram o seminário estão o cantor e produtor Tuninho Galante, os compositores Charles André e Tibério Gaspar, além da cantora e atriz Zezé Mota. Todos os participantes foram convidados a participar de um coquetel ao final do evento, em que a banda Via Brasil convidou os artistas presentes a subirem ao palco, resultando em uma grande confraternização.
A próxima edição do seminário “Entendendo o Direito Autoral” acontecerá em São Paulo, no próximo dia 16 de agosto.