CISAC anuncia novo código ISWC: saiba como isso impacta a identificação das obras musicais e a distribuição de direitos autorais
A Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (Cisac) anunciou nesta quinta-feira (24) uma importante melhora para a identificação de cada obra musical: trata-se do novo código ISWC (International Standard Musical Work Code), código musical padrão internacional utilizado para a identificação de obras, relacionando-as aos seus criadores.
O código, que vinha sendo emitido por diferentes sociedades de autores musicais dependendo do país, agora passa a ser atribuído centralizadamente pela Cisac.
Diferentemente do que ocorre hoje, quando a atribuição do código ISWC depende de todo um processo de registro de uma obra, o novo sistema viabiliza a sua criação quase de forma instantânea, permitindo que os códigos estejam disponíveis para uso em algumas horas após seu lançamento. Com isso, a identificação das obras com o código passa a ser realizada de forma mais rápida, o que certamente trará impacto positivo na distribuição dos direitos autorais das obras aos titulares.
De acordo com a Cisac, essa é a primeira grande mudança realizada no sistema ISWC em 15 anos, período em que, segundo a instituição, mais de 50 milhões de códigos ISWCs foram emitidos.
No Brasil, todos os pedidos de cadastramento para instalação do ISWC devem ser feitos diretamente à associação musical à qual o titular é filiado. Saiba mais sobre as sete associações que administram o Ecad e fazem parte da gestão coletiva neste link.