Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná faz acordo com ECAD
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR) e o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), estabeleceram um novo entendimento sobre a questão do pagamento do direito autoral de execução pública musical, trazendo inúmeros benefícios para o ramo hoteleiro.
As instituições assinaram convênio no último dia 2, sexta-feira, na sede da ABIH-PR em Curitiba, com a presença de representantes do ECAD e diretores da associação. O convênio visa estabelecer uma série de benefícios, dentre os quais: pagamento da retribuição autoral pela média da taxa de ocupação, maior parcelamento dos débitos pré-existentes, entre outros.
Em contrapartida, o ECAD espera incrementar sua arrecadação em pelo menos mais 40% no segmento, que hoje gira em torno de R$ 460 mil por ano, trazendo de volta à adimplência diversos estabelecimentos que optaram durante muito tempo pelo não pagamento. Com a parceria, espera-se um maior engajamento do setor também na exigência da quitação antecipada do direito autoral, a qualquer evento realizado por terceiros em suas dependências, havendo desta forma igual incremento na arrecadação e distribuição dos valores deste segmento.
Com a assinatura do convênio, a ABIH-PR reconhece a importância do pagamento dos direitos autorais, valorizando assim o trabalho de milhares de compositores, intérpretes e músicos.
O ECAD está iniciando conversações com as ABIHs de outros estados, na tentativa de se estabelecer no ramo hoteleiro um novo entendimento sobre o pagamento do direito autoral em todo Brasil.