
Acampamento Farroupilha recebe Selo de Reconhecimento do Ecad por respeito aos direitos autorais de música
Celebração tradicional gaúcha é contemplada por iniciativa que reconhece eventos adimplentes
O Acampamento Farroupilha, uma das maiores celebrações da cultura tradicionalista do país, recebeu do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) o Selo de Reconhecimento pelo respeito aos direitos autorais de música. Em sua 43ª edição, o evento, que acontece até 21 de setembro, no Parque Harmonia, em Porto Alegre (RS), reúne milhares de visitantes em mais de 120 atrações culturais gratuitas, entre shows, apresentações de CTGs, dança, poesia e manifestações artísticas.
A honraria reconhece festivais e eventos que adotam boas práticas de valorização da música por meio do pagamento de direitos autorais aos seus criadores. Esse pagamento contempla os detentores de direitos das músicas executadas – como os compositores, que nem sempre estão presentes nos palcos, mas são parte fundamental da experiência cultural.
“O Selo de Reconhecimento do Ecad valoriza o compromisso com os compositores brasileiros. O Acampamento Farroupilha, que já faz parte da identidade cultural do Rio Grande do Sul, reforça sua responsabilidade também com os profissionais que tornam a música possível em cada espetáculo”, afirma Augusto Freitas, gerente regional do Ecad responsável pela atuação no estado.
Sempre que um evento utiliza música em sua programação, os organizadores devem efetuar o pagamento dos direitos autorais pela execução pública das obras e enviar ao Ecad o roteiro com as músicas tocadas, garantindo que os autores recebam a remuneração justa. Do total arrecadado pelo Ecad, 85% são distribuídos diretamente aos compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, outros 6% são destinados às associações de gestão coletiva de música, enquanto os 9% restantes são destinados ao Ecad para pagamento de suas despesas administrativas em todo o Brasil.
Com tradição consolidada e público estimado em 2 milhões de pessoas, o Acampamento Farroupilha movimenta não apenas a economia criativa e o turismo regional, mas também o setor artístico, assegurando que a cultura gaúcha siga viva e valorizada em todos os aspectos.