A explicação do Ecad
decorrer do dia uma intensa movimentação de compositores e artistas nas redes
sociais cobrando explicações do ECAD a
respeito da queda brusca na arrecadação e distribuição dos direitos autorais no mês de fevereiro. Para ajudar a causa dos
compositores, postei um texto a respeito e repercuti a convocação feita à
classe artística. Diversas pessoas, incluindo nomes de peso como Luciano (da
dupla com o Zezé), Bruno (do Marrone), Mariano (dupla com Munhoz), Dudu Borges
e diversos compositores de renome nacional, postaram fotos com os braços
cruzados nas redes sociais com a hashtag #ecadqueremosexplicações.
veio. E já que o Blognejo serviu com instrumento para solicitar do ECAD essa
explicação, a resposta veio direto para cá através de contato telefônico e
e-mail por parte da assessoria de imprensa doECAD. E para sermos justos
no direito de resposta, posto logo abaixo a íntegra do e-mail enviado pelo
órgão.
post "Quebra Brusca (e suspeitíssima) na arrecadação do Ecad em
fevereiro irrita compositores, que organizam ato em protesto" publicado
nesta sexta-feira, dia 28/02, no blog "BlogNejo", o Ecad afirma
que é fundamental que se conheçam os fatos para evitar que informações
equivocadas sejam divulgadas.
necessário esclarecer que não houve nenhum erro no valor distribuído, no mês de
fevereiro, aos artistas que estão se manifestando nas redes sociais. O Ecad possui
um calendário de Distribuição para repasse dos valores arrecadados (ver
abaixo). Os valores recebidos pelos titulares, a cada mês, certamente serão
diferenciados, pois levam em conta diferentes segmentos cujos montantes são
diferenciados e específicos. Vale ressaltar que os valores são distribuídos aos
titulares desde que duas premissas básicas tenham ocorrido: o pagamento do direito
autoral pelo usuário de música e a execução pública da música. Ocorre
que no segmento de shows e eventos, classificados como festas agropecuárias ou
de peão, ainda existe grande inadimplência dos promotores.
que os valores de shows repassados pelo Ecad em fevereiro de
2014 referem-se aos shows realizados, em grande parte, em outubro e novembro de
2013. Neste período do ano, sempre há uma queda nos valores distribuídos,
principalmente, em grandes eventos do segmento sertanejo, já que as festas de
peão e agropecuárias costumam ocorrer no período entre maio e setembro. Porém,
vale ressaltar que, nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, os valores de
shows distribuídos aos titulares foi 4% maior que o mesmo período no ano
passado e mais de 22.676 titulares, sendo 14.052 nacionais, já foram
beneficiados.
informação de que houve queda na arrecadação de shows. O Ecad continua
trabalhando firme na conscientização de usuários de música na defesa dos
milhares de titulares de música que fazem parte da gestão coletiva. Prova disso
é que no ano de 2013, apesar das adversidades, mais um recorde de arrecadação e
distribuição foi alcançado. Foram distribuídos R$ 804,1 milhões a 122.872
titulares de música (compositores, intérpretes, músicos, editores, produtores
fonográficos) e associações, mais um recorde alcançado. Esses números
representam um aumento de mais de 70% no valor distribuído e de mais de 15% na
quantidade de artistas beneficiados em relação a 2012. Um significativo
aumento, nos últimos 5 anos, de 153%.
dos maiores arrecadadores no mês, não sabemos exatamente a que lista se
referem. Porém, é importante informar que, no mês de fevereiro, são feitos
também os repasses de TV por assinatura, cujos valores pagos são
bem maiores, o que acarretaria maiores rendimentos aos titulares das músicas
executadas neste segmento.
Coitinho já foi apurado pela Polícia e os responsáveis pela fraude já foram
condenados. O Ecadfoi vítima de uma fraude. Não há e nem nunca
houve esquema de corrupção ou laranjas. É uma irresponsabilidade fazer este
tipo de acusação.
buscar mais informações a respeito das regras e das razões que afetam o
recebimento dos seus rendimentos, e consequentemente, afetam os seus direitos e
as suas vidas. Fazer julgamentos errôneos e acusações injustificadas não
mudarão o estado das coisas. É preciso criar a consciência de que, se
conhecendo mais e melhor o sistema de gestão coletiva, ficará mais fácil coibir
o calote daqueles que pretendem utilizar a música sem ter que pagar pelos
devidos direitos autorais."
Qual a opinião de vocês?