Confira nossas dicas para o envio correto da programação musical da sua rádio.
– A programação deve ser encaminhada, única e exclusivamente, através do site canaldousuario.ecad.org.br, até o dia 10 do mês posterior ao mês da execução. Para os afiliados à Abert ou Abratel, o prazo para o envio é até o dia 05 do mês posterior ao mês da execução.
– Indicamos a utilização da planilha de programação musical disponível abaixo, pois agiliza o processo de validação.
– O envio da programação de rádio pode ser feito nos formatos EXP e .xlsx (planilha padrão).
Dicas gerais:
– A programação enviada deve corresponder ao login e senha de acesso utilizado.
– O arquivo deve ter no máximo 10MB e poderá ser enviado nos formatos .xls, .xlsx, .html, .txt, .exp e zip.
– Informe sempre o e-mail da pessoa responsável por elaborar e enviar o arquivo, pois qualquer solicitação será feita através deste e-mail. Também é possível incluir um segundo e-mail no campo “programador musical”. Mantenha sempre seu cadastro atualizado!
– No campo simulcasting deve ser digitada a URL nos casos em que há transmissão online. Se você não tiver retransmissão, não precisa preencher.
– A emissora deve informar toda a programação musical.
– Assim que a programação for enviada, será gerado um protocolo automático que ficará disponível no site canaldousuario.ecad.org.br no menu “Histórico de programação musical”. Basta digitar o número do CNPJ e a sua senha web. O protocolo também será enviado por e-mail (para o endereço eletrônico informado no momento de envio), com a situação de aceite ou recusa. Em caso de recusa, o Ecad discriminará o motivo.
– Confira todas as informações antes de finalizar o envio para evitar possíveis recusas.
Para os envios através da planilha padrão:
– No arquivo com a programação, é imprescindível o envio das informações básicas como CNPJ, razão social, nome fantasia, dial, município e UF para identificação da emissora no sistema do Ecad.
– As programações com mais de um arquivo (um arquivo para cada dia) devem ser zipadas para o envio. É importante que a data informada no nome de cada arquivo corresponda à data do corpo da programação. Somente poderão ser enviados arquivos de cada dia de programação quando forem zipados.
– O arquivo deve conter todos os dias do mês. Caso não haja essa informação, a programação será recusada. Você pode utilizar o N/A nos campos textuais e 00:00 no campo de horário.
– A programação deve ser fidedigna ao que foi executado, especificando obrigatoriamente em colunas as datas, nome da obra, intérprete e tipo de execução (ao vivo ou mecânica). As colunas “Referência autoral” e “Gravadora” não são obrigatórias, porém auxiliam na identificação musical.
– As retransmissões deverão ser informadas no próprio arquivo.
Nos casos de envio no formato .exp:
– Não é necessário escolher uma competência como nos outros tipos de envio porque ela já é lida dentro do arquivo;
– Para as programações enviadas no arquivo com formato .exp as retransmissões deverão ser informadas no campo “Cadastro de complementos”.
– No caso do .exp, é imprescindível que a falta de programação na data e horário correspondentes também seja justificada no campo “Cadastro de complementos”.
Como cadastrar complementos no envio .exp de rádio
Além das validações do arquivo, é possível inserir informações complementares, caso necessário. São 4 complementos no total:
- Retransmissão de programação musical – quando é retransmitida a programação da rede ou de outra rádio em que as execuções não são relacionadas no arquivo .exp.
- Transmissão musical de terceiros / Reprise de programação – quando são transmitidos programas independentes (terceirizados) ou reprises em que são executadas músicas não relacionadas no arquivo .exp. Por exemplo: Programas de DJs, programate, programações gravadas, entre outros.
- Transição para o formato Ecadtec Rádio (ETR) – quando o radiodifusor começar a utilizar o ETR em um determinado período do mês. Por exemplo: O radiodifusor instalou o sistema no dia 13 do mês, então não terá no mesmo arquivo o registro dos dias anteriores.
Nos três casos acima, ao clicar em “inserir execuções” é aberta uma tabela onde somente a coluna “Autor” não é obrigatória. Já nos campos “dia” e “hora” são aceitos apenas números. No campo de hora é permitido somente o formato HH:MM (hora e minuto separado por dois pontos).
Atenção: para inserir mais de 10.000 linhas de uma vez, utilize a opção “Importar Planilha”. Você pode baixar o modelo clicando aqui. A importação sobrescreverá todos as linhas já inseridas nesta janela.
Ao finalizar essa etapa, é preciso clicar em “Salvar e fechar” e, em seguida, fazer o mesmo no campo de observações para salvar as informações inseridas.
- Dias/horários sem programação musical – quando não há execução musical em determinado dia e/ou horário, será mostrada uma página que simula um calendário que não é referente a um mês específico. Nesta tela você deve clicar em cima dos dias em que não foi executada nenhuma música. Esta página também possui o campo “Observações” e é preciso clicar em “Salvar observações” para salvar as informações inseridas.
Ecadtec Rádio
O Ecad tem parceria com empresas que oferecem o serviço de automação e gerenciamento da programação musical de rádios. O sistema Ecadtec Rádio é integrado, de forma eletrônica, aos dados dos softwares das empresas listadas abaixo. Com essa integração, a validação das informações é feita de forma automática, o que agiliza o processo de distribuição de direitos autorais. Se você é cliente de uma dessas empresas, entre em contato com seu fornecedor para o envio automático dos arquivos ao Ecad. Caso não seja cliente, sua programação musical pode ser enviada no formato Excel.
Empresas parceiras: Access – Audiomaster, Audio Sul Sistemas, AudioBytes, BeAudio Informatica, Cadena, Coraini Tech, Dallcon, DigiRadio OnAir, Info Audio, Irradia, KL AV SYSTEMS, MegaSistema, MusicMaster, Omega Sistemas, Performática, Playlist, Pulsar Multimedia, RadioART, RadioPro, Winkochan Studio e YoungArts.