A nova marca do Ecad: razão e emoção em perfeita sintonia

  • Eu Faço Música
    • Associações
    • Distribuição
    • Calendário
    • Comunicados
    • Para titulares
    • Regulamento de Distribuição Icon
  • Eu Uso Música
    • Arrecadação
    • Serviços ao Usuário
    • Regulamento de Arrecadação Icon
  • Unidades do Ecad
  • Canal do Usuário
  • Associações
  • Caminho do Direito Autoral
  • Imprensa
  • Notícias em Pauta
  • Transparência
  • GRC
Conheça o Ecad Ícone mensagem Fale com o Ecad Banco de dados Ecadnet Ícone nova janela
  • Associações
  • Caminho do Direito Autoral
  • FAQ
  • Imprensa
  • Notícias em Pauta
  • Transparência
  • GRC
Ícone mensagem Unidades do Ecad Banco de dados Ecadnet Ícone nova janela
Logo ECAD
  • Eu Faço Música
    • Associações
    • Distribuição
    • Calendário
    • Comunicados
    • Para titulares
    • Regulamento de Distribuição Icon
  • Eu Uso Música
    • Arrecadação
    • Serviços ao Usuário
    • Regulamento de Arrecadação Icon
  • Conheça o Ecad
  • Canal do usuário
  • Fale com o Ecad
PÁGINA INICIAL Notícias A nova marca do Ecad: razão e emoção em perfeita sintonia
A nova marca do Ecad: razão e emoção em perfeita sintonia

A nova marca do Ecad: razão e emoção em perfeita sintonia

27.10.2017 Notícias
Por ter uma função estratégica na cadeia produtiva da música e uma atuação que vai muito além da cobrança de direitos autorais, o Ecad sentiu a necessidade de passar por um profundo processo de evolução de marca. Uma evolução que o aproximasse de seus públicos, refletindo sua competência essencial e seu papel no mundo: ser um articulador dos diferentes agentes da indústria da música. Uma instituição que potencializa a cultura e existe para manter a música viva.
 
O trabalho, desenvolvido ao longo de 11 meses em parceria com a Tátil, empresa especialista em design e branding, envolveu colaboradores, artistas, associações, jornalistas, espaços e veículos de comunicação e pode ser visto, em primeira mão, no dia 24 de outubro. O lançamento oficial da nova marca para todo o mercado aconteceu na Festa Nacional da Música, em Porto Alegre.
 
Fruto da combinação harmoniosa entre razão e emoção, a nova identidade do Ecad tira partido das duas dimensões da música, mostrando o trabalho que existe além do talento, a transpiração por trás da inspiração, o negócio por trás da arte, a ciência além do encantamento. 
 
Cada letra que compõe a marca representa uma nota musical em uma partitura imaginária. O resultado é uma síntese impactante, lúdica, sensorial. Uma marca que toca.
 
 
“Ao longo dos anos, a marca do Ecad passou a representar só uma parte da sua atuação, a arrecadação. No trabalho de estratégia, ouvimos muitos públicos, conhecemos as muitas atividades do Ecad, que são reconhecidas dentro e fora do país. Encontramos pessoas apaixonadas por música, tecnologia, processos sofisticados, um imenso repertório e o cuidado com a música e com quem fez e faz música no Brasil. A marca nova recupera a vocação do Ecad e aponta caminhos pro futuro”.
Tânia Savaget, diretora de Estratégia da Tátil
 
“No nosso processo de criação, o desafio foi traduzir em cores, formas e elementos de linguagem o novo posicionamento do Ecad, “Viver a música. Manter a música viva”, criando uma narrativa e uma atmosfera que misturassem didatismo e envolvimento. A ideia de que, além de emocionar as pessoas, existe uma dimensão mais lógica e pragmática sem a qual a música não existiria foi a nossa inspiração para desenhar a marca nova, trazendo a razão e a emoção em perfeita harmonia”.
Ricardo Bezerra, diretor de Criação da Tátil
 
Reconhecido como um dos principais gestores da música no Brasil, o Ecad tem como propósito fundamental a proteção dos direitos autorais de milhares de artistas. Juntamente com sete associações de gestão coletiva, essa parceria é a grande responsável por contribuir para a existência da música, conectando criadores, compositores, intérpretes, músicos e artistas aos canais e espaços onde a música toca e emociona as pessoas. Os números (base: 2016) só comprovam a grandeza da música:
 
Banco de dados com mais de 5 milhões de fonogramas.
– 6,3 milhões de obras musicais catalogadas.
– 515,3 mil canais de comunicação e espaços que reproduzem música.
– R$ 841 milhões em direitos autorais distribuídos
– R$ 5,5 milhões em direitos autorais distribuídos apenas por meio das plataformas de streaming
 
“Onde houver música sendo produzida e apreciada, o Ecad estará presente, impulsionando toda a cadeia musical, unindo compositores, intérpretes, músicos, editores, produtores; existindo para que a música possa continuar impactando e emocionando as pessoas. O trabalho de branding foi desenvolvido de forma ampla, ouvindo todos os públicos e com o desejo de olhar para o mercado da música nacional e internacional em busca de oportunidades. Nossa marca passa a ser espelho do nosso papel no mundo, um reflexo do nosso objetivo diário: manter a música viva”.
Glória Braga, superintendente executiva do Ecad
 

compartilhe este conteúdo

Facebook Whatsapp Linkedin

continue lendo

John Lennon completaria 85 anos em 2025 e segue como um dos maiores ícones da música mundial 

John Lennon completaria 85 anos em 2025 e segue como um dos maiores ícones da música mundial 

09.10.2025 Notícias

Ecad divulga ranking de suas músicas mais tocadas e regravadas no Brasil  Gênio criativo dos Beatles e autor de canções que se tornaram hinos de gerações, John Lennon completaria 85 anos, neste dia 9. Sua obra, marca...

Ribeirão Preto sedia evento gratuito sobre direitos autorais de música

Ribeirão Preto sedia evento gratuito sobre direitos autorais de música

08.10.2025 Notícias

Promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, “Por dentro do Ecad” acontece nos dias 14 e 15 de outubro Nos dias 14 e 15 de outubro, o Centro Cultural Palace, em Ribeirão Preto, será palco do evento “Por dentro do...

Clássicos de Adriana Calcanhotto seguem em evidência nos 60 anos da artista

Clássicos de Adriana Calcanhotto seguem em evidência nos 60 anos da artista

03.10.2025 Notícias

Ecad divulga ranking das músicas mais tocadas e regravadas da cantora e compositora gaúcha Poética e versátil, Adriana Calcanhotto construiu uma trajetória singular na música brasileira. Neste 3 de outubro, a art...

Wando faria 80 anos e segue vivo nas canções que marcaram gerações 

Wando faria 80 anos e segue vivo nas canções que marcaram gerações 

02.10.2025 Notícias

Levantamento do Ecad destaca “Chora coração” como a mais executada e “Moça” como a mais regravada Símbolo da música romântica brasileira e dono de sucessos que marcaram gerações, Wando completaria 80 anos ne...

No Dia da Música, Ecad aponta alta de shows e de arrecadação de direitos autorais

No Dia da Música, Ecad aponta alta de shows e de arrecadação de direitos autorais

01.10.2025 Notícias

No Dia Mundial da Música, celebrado hoje, 1º de outubro, o setor musical brasileiro tem motivos para comemorar. Segundo levantamento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), o primeiro semestre d...

Ecad divulga relatório de igualdade salarial entre homens e mulheres do 1º semestre de 2025

Ecad divulga relatório de igualdade salarial entre homens e mulheres do 1º semestre de 2025

29.09.2025 Notícias Relatórios

Em cumprimento à Lei nº 14.611, sancionada em 3 de julho de 2023, que visa promover a igualdade salarial e critérios remuneratórios entre homens e mulheres, o Ecad envia suas práticas de remuneração ao Ministério do Tr...

Ícone com seta para esquerda Voltar para listagem
Logo ECAD

Sobre o ECAD

  • O Ecad
  • Resultados
  • Ranking
  • Gestão coletiva
  • Caminho do Direito Autoral

Associações

  • Conheça as Associações
  • Abramus
  • Amar
  • Assim
  • Sbacem
  • Sicam
  • Socinpro
  • UBC

Eu Faço Música

  • Associações
  • Distribuição
  • Calendário de distribuição
  • Comunicados
  • Titulares

Eu Uso Música

  • Arrecadação
  • Serviços ao Usuário
  • Simulador de Cálculo
  • FAQ
  • Imprensa
  • Em Pauta

Fale com o Ecad

  • Onde estamos
  • Fale com o Ecad
  • Canal de Ética
  • Trabalhe Conosco

Redes sociais

Canal do Usuário Acesso ao Ecadnet
  • Portal da privacidade
  • Termos de uso
  • Política de Cookies
whatsApp milla-closed milla-opened