O Ecad foi eleito, novamente, uma das 100 empresas mais inovadoras em tecnologia da informação, ficando em 1º lugar na categoria “Serviços”, e em 38º lugar no ranking geral. Na edição deste ano do prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, foram avaliados 185 cases de um universo de 218 organizações que participaram da pesquisa. Estas empresas abrangem 20 setores da economia e 16 estados do país, o que evidencia a representatividade da premiação. É a 5ª vez em que a instituição recebe este reconhecimento da IT Mídia, que concede este prêmio em parceira com a PwC e consultores de mercado para valorizar as empresas que mais inovaram no uso da tecnologia aplicada aos negócios, demostrando, assim, sua importância e preocupação com a melhoria contínua das atividades da empresa em território nacional.
O case premiado do Ecad refere-se ao processo de cobrança e distribuição dos direitos autorais pagos pelas plataformas digitais (Spotify, Vevo, Apple Music etc) por uso de músicas via streaming. Devido ao gigantesco volume de dados, o uso da tecnologia foi fundamental para dar mais agilidade e segurança em todo o processo, que ocorre da seguinte forma: o Ecad recebe os arquivos eletrônicos com as listas das execuções musicais das plataformas digitais e consolida as informações para definir os valores a serem cobrados, de acordo com as execuções musicais em cada plano oferecido, já que a cobrança é baseada no percentual sobre o faturamento dos usuários de música. Depois de efetuado o pagamento do direito autoral e para realizar a distribuição desse valor aos titulares, o Ecad faz um matching, realizando o cruzamento das informações enviadas pelas plataformas digitais com seu banco de dados e consequentemente identificando os autores das músicas tocadas.
Sem dúvida, o uso da tecnologia proporcionou aos titulares de música mais segurança, agilidade e eficiência. Desde que o Ecad começou a distribuir direitos autorais no segmento de Streaming, em junho deste ano, já foram analisadas quase 19 bilhões de execuções musicais, contabilizadas até o mês de setembro.
"A premiação recebida demonstra o quanto é importante para o Ecad investir em soluções inovadoras de TI. Mais uma vez, o Ecad reafirma o seu compromisso com a sociedade e a comunidade musical em utilizar sempre de forma estratégica as soluções tecnológicas mais modernas, como forma de aumentar a produtividade e a qualidade nas atividades de arrecadação e distribuição", afirma o gerente executivo de Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico do Ecad, José Pires.
O Ecad realiza constantes investimentos no desenvolvimento de soluções tecnológicas e equipamentos de alta performance que vêm contribuindo para o alcance de sucessivos recordes de arrecadação e distribuição de direitos autorais. Em 2015, o Ecad distribuiu R$ 771,7 milhões para 155.399 titulares de música (compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos) e associações.
A tecnologia está presente em todas as atividades do Ecad, contribuindo para oferecer mais segurança e qualidade no trabalho. Atualmente, o Ecad faz uso de softwares pioneiros, desenvolvidos em parceria com entidades de referência como o CETUC – PUC-Rio. Estes sistemas captam, gravam e identificam, automaticamente, as músicas executadas nas emissoras de rádio e nas emissoras de TV.