Como parte da estratégia de desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas que aumentem a agilidade da distribuição dos direitos autorais de execução pública musical, o Ecad, em parceria com a Playlist Digital – empresa de software de automação para rádios – criou uma solução que permite a integração dos dados, de forma eletrônica, do sistema Ecad.Tec Rádio e o sistema da Playlist de gerenciamento de planilhas com as programações das emissoras que são suas clientes. O Ecad.Tec Rádio foi desenvolvido pelo Ecad e oferecido às rádios adimplentes com o pagamento do direito autoral para que enviem à instituição, de forma automática e via internet, as informações sobre suas programações musicais.
Antes da implantação da solução desenvolvida pelo Ecad, as planilhas das rádios que utilizam o sistema Playlist tinham de ser validadas manualmente para verificação de possíveis inconsistências, digitadas e identificadas pelos técnicos do Ecad. Com a nova ferramenta, a validação dos dados passa a ser automática, a partir dos metadados enviados ao Ecad pela Playlist.
Segundo o gerente Executivo de TI e Planejamento Estratégico do Ecad, José Pires, a ação conjunta com a Playlist é a primeira de várias: “Nosso objetivo é fazer parcerias desse tipo com outros desenvolvedores de softwares do país. Com essas soluções sob demanda, a distribuição do segmento de rádio ganha em qualidade, segurança e agilidade, proporcionando também praticidade aos usuários deste segmento, já que as informações das programações musicais são fundamentais para a correta identificação dos titulares das obras executadas e consequente pagamento dos direitos autorais”.
Nos últimos anos, o Ecad investiu mais de R$ 25 milhões em TI para desenvolvimento de tecnologias que atendam às necessidades específicas do segmento de direitos autorais. A evolução tecnológica do Ecad tem sido um dos principais fatores para o alcance, nos últimos anos, dos recordes de arrecadação e distribuição de direitos autorais que vêm beneficiando milhares de artistas.