Ecad é eleito, novamente, uma das “100 + inovadoras no uso de TI”
O Ecad recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI” do Brasil, concedido pela IT Mídia e Revista Information Week Brasil. A instituição obteve o 3º lugar no segmento “Serviços Diversos” e o 20º lugar no ranking geral. Neste último ranking, o Ecad ficou à frente de empresas como Brasilcap, Sebrae SP, Votorantim Cimentos, Localiza, Natura, Porto Seguro, Coca-Cola (Sorocaba), Receita Federal, Usiminas, Brasil Foods, Totvs, Sodexo, Chevron, Vale, Bunge, Banco BMG, Sul America, Grupo Gazeta e Alcoa. A empresa Serasa Experian, vencedora no ranking do segmento “Serviços Diversos” (em que o Ecad concorre diretamente) ficou em 2º lugar no ranking geral.
Esse resultado retrata a evolução tecnológica alcançada pelo Ecad nos últimos anos, o que transformou a instituição em referência internacional no segmento de direitos autorais. O ganho em agilidade e eficiência se tornou ainda mais visível com a adoção de soluções tecnológicas desenvolvidas pela sua própria equipe de Tecnologia da Informação visando à conectividade móvel, monitoramento, gravação e identificação automática das músicas executadas, além dos sistemas legados de arrecadação e distribuição de direitos autorais com acesso online em todo o Brasil e disponibilidade de 24 horas por 7 dias da semana. Atualmente, cinco tecnologias são consideradas os destaques da família Ecad.Tec: Ecad.Tec Móvel, Ecad.Tec Som, Ecad.Tec Rádio, Ecad.Tec CIA Rádio e Ecad.Tec CIA Audiovisual (veja detalhes abaixo), tecnologia com a qual o Ecad concorreu ao prêmio deste ano. O Ecad dispõe ainda de uma Central de Teleatendimento focada na recuperação de débitos de usuários inadimplentes e equipada com a mais moderna estrutura de call center; de um crescente banco de dados de obras musicais, fonogramas e audiovisuais, considerado o maior da América Latina, e de um site institucional (www.ecad.org.br) considerado um dos mais completos no segmento de direitos autorais, através do qual usuários de músicas têm acesso a serviços de simulação de cálculo do direito autoral, emissão da segunda via de boleto bancário, atualização cadastral, entre outros.
A evolução tecnológica da instituição tem sido um dos principais fatores para o alcance, nos últimos anos, dos recordes de arrecadação e distribuição de direitos autorais que vêm beneficiando milhares de artistas. Em 2011, a instituição distribuiu R$ 411 milhões para 92.650 titulares de música como compositores, intérpretes, músicos, editoras musicais e gravadoras.
José Pires, gerente executivo de Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico, com 25 anos de experiência profissional e 14 anos de atuação no Ecad, foi um dos 3 executivos finalistas em 2010 do “Prêmio Executivo de TI do ano”, na categoria “Estratégia de TI”, fornecido pelo IT Mídia S/A, Information Week Brasil e pelo site IT Web. Em 2011 e 2012 , ficou entre os 50 principais CIOs do Brasil, na pesquisa fornecida pelo IT Mídia S/A, Information Week Brasil e pela Revista Computerworld/NowDigital”.
Para Pires, a tecnologia utilizada no desenvolvimento dos sistemas automatizados do Ecad é que o transformou em referência mundial. “Esse know-how desperta até mesmo o interesse de associações estrangeiras de direitos autorais que, frequentemente, nos convidam para a troca de experiências. Estar entre as “100 + inovadoras no uso de TI” é o reconhecimento a todo esse importante trabalho desenvolvido pelo Ecad na defesa dos direitos autorais de milhares de artistas que têm suas músicas executadas publicamente”, destaca.
O ranking completo da premiação está disponível nos links: http://informationweek.itweb.com.br/ranking e http://computerworld.uol.com.br/itleaders/2012/it-leaders-premier-2012
Conheça os destaques de produtos da Família Ecad.Tec
Ecad.Tec Móvel – Solução que permite a mobilidade e a conectividade necessárias à execução das tarefas e à padronização de rotinas das áreas de Arrecadação e Distribuição. Com o auxílio de um smartphone e de uma impressora bluetooth, é permitido às equipes de campo consultar o banco de dados do Ecad para realizar atividades como cadastro de usuários, impressões de boletos de cobrança, cadastro de roteiros musicais, entre outras.
Ecad.Tec Som – Equipamento que permite a gravação automática de shows e música ao vivo, com autonomia de até 16 horas, sem a necessidade da presença de um técnico de gravação.
Ecad Tec. Rádio – Software disponibilizado gratuitamente para as rádios que pagam direitos autorais e que possibilita o envio da programação musical de forma automática via internet ao Ecad.
Ecad Tec. CIA Rádio – Sistema desenvolvido pelo Ecad em parceria com a PUC-Rio que capta, grava e identifica automaticamente as músicas executadas nas rádios, através da comparação de seu “DNA” em um banco de áudio, de forma segura e auditável. Tecnologia já em produção.
Ecad Tec. CIA Audiovisual – Sistema similiar ao CIA Rádio que possibilita a captação, gravação e identificação automática das músicas executadas nas programações das emissoras de TV aberta e por assinatura. A tecnologia terá um pré-lançamento ainda este ano.