Direitos autorais na Festa Junina 2008
Ao pagar o direito autoral das músicas que forem tocadas nas festas juninas, o usuário de música garante o respeito aos compositores e artistas e a sua festa recebe a benção do “São Foneiro”, que vem na figura do sanfoneiro de barro de Mestre Vitalino.
É com esse tema que o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lança sua campanha de Festa Junina para o ano de 2008. A expectativa é de que, com o aumento da arrecadação, a distribuição de direitos autorais possa ser ainda maior que no ano passado, quando foram distribuídos cerca de R$ 3 milhões aos titulares de músicas deste segmento.
O Ecad está enviando 11 mil malas diretas a escolas públicas e particulares, prefeituras, associações de moradores, igrejas, clubes, entre outros usuários, em uma campanha de esclarecimento sobre a necessidade da autorização prévia para a realização dos eventos. Destas 11 mil malas, 3 mil serão enviadas com um brinde, que é um boneco de barro, para os usuários adimplentes e freqüentes, como forma de reconhecimento ao histórico de respeito ao pagamento dos direitos autorais.