A Brasoftware fechou um contrato com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) para realizar a primeira implementação do Microsoft StorSimple na América Latina. Diariamente, o Ecad, que é uma instituição privada sem fins lucrativos e que atua na centralização de arrecadação e distribuição dos direitos autorais de execução pública musical, tem a necessidade de gravar programas de rádio e TV, filmes, som ambiente em academia etc. para checar se os direitos autorais em relação à música estão sendo respeitados.
O Gerente de Qualidade de Serviços de TI do Ecad, Marcos Eboli, explica que, com esse projeto, o Ecad espera aprimorar os seus serviços que nos últimos cinco anos, aumentaram em 182% a arrecadação dos direitos autorais. Eboli contou com apoio do coordenador de suporte e telecom, Orlando Neto em todas as fases de avaliação técnica.
O executivo lembra a parceria com a PUC-Rio realizada já há alguns anos e que desenvolveu um sistema que faz a identificação automática das músicas executadas em 600 rádios nacionais. Essas gravações em áudio eram arquivadas no data center do Ecad, mas o backup interno estava se tornando impraticável, com alto custo e sem agilidade para armazenar e recuperar informações.
Plataforma completa
Mas o gargalo surgiu mesmo a partir do momento em que esse sistema passou a atender também as necessidades relacionadas ao conteúdo dos canais de TV. "Passamos a oferecer o serviço para captar e identificar, automaticamente, 48 canais, que geram cerca de 45TB (Terabytes) de informações por ano em nosso data center. Por questões jurídicas, esses arquivos precisam ficar armazenados por 6 anos", explica Eboli.
Por essa razão, o Ecad procurou no mercado uma solução de armazenamento de conteúdo que garantisse a qualidade mesmo com a robustez deste sistema. "Avaliamos no mercado diversas soluções em cloud e on premises e identificamos o Microsoft Azure como a mais aderente ao nosso negócio. Avaliando o nosso trabalho, a Brasoftware também nos apresentou o StorSimple da Microsoft, que realiza um armazenamento inteligente", conta. A soma destas plataformas foi a garantia da efetividade do projeto.
Junto com as soluções, o Ecad também fechou contrato de suporte para primeiro nível com a Brasoftware para uso do StorSimple. Com esse projeto, o escritório espera aumentar a segurança dos dados, ter flexibilidade para acessar as informações com backup em nuvem, que podem ser obtidos por meio de download, sem a necessidade de armazenamento em fitas.
Isso trará também ganho de produtividade da equipe que não precisará se ocupar com o alto volume de armazenamento. A implementação do StorSimple começa em setembro e ser concluída em 30 dias, entretanto, o escritório já iniciará o uso da plataforma Azure. De acordo com Marcos Eboli, o Ecad investiu 200 mil dólares neste projeto, com previsão de ROI (retorno do investimento) em cerca de um ano e meio.