Negócios & Cia – O negócio é o samba
O negócio é o samba
uma das três maiores rendas da Sapucaí, hoje vale pouco
no carnaval de "Liberdade liberdade" (Imperatriz), "Ratos e
urubus" (Beija-Flor) e "Festa profana" (União da Ilha), o álbum
duplo com sambas-enredo das escolas do Rio vendeu 620 mil cópias. Naquela época,
o samba, junto com a venda de ingressos e os direitos de transmissão, estava
entre as três principais fontes de renda das agremiações cariocas. Hoje, é o
último. Perde, inclusive, para patrocínios público e privado. O CD 2014 terá
120 mil cópias vendidas; o DVD, novidade do ano, 50 mil. Na edição especial de
carnaval, "Negócios&Cia" foi atrás da música que põe de pé a
maior festa brasileira. Quanto vale?
2000, confirma Jorge Castanheira, presidente da Liesa, o CD dos sambas não
vende mais de 120 mil unidades. Este ano, a Liga produziu um DVD, para atrair
novo público. "Diretamente, o samba não vale muito. Mas, indiretamente,
sustenta a festa. É a música que faz o desfile existir", resume. A
Edimusa, sociedade de sete escolas, produz; a Universal distribui.
pelo Ecad de 2011 a 2013
ITA NO NORTE"
AMANHÃ"
BAR DIDI UM POETA"
BRASILEIRA"
CUSTA NADA"
(1992)
VERDE E ROSA"
LIBERDADE"
PROFANA"
dos samba ganham direitos do Ecad e parte da renda da Liesa
com a venda de ingressos. Do total da bilheteria, 10% vão para os compositores,
mas a editora fica com um quarto do montante. Em 2013, a Liesa pagou R$ 329 mil
pelos sambas que participaram dos desfiles de domingo e segunda; e R$ 108 mil
para os que passaram nas campeãs. Há escolas que se apropriam de parte do
dinheiro. Algumas remuneram os finalistas derrotados. Como os sambas têm
múltipla autoria, descontando despesas com a disputa.cada artista leva para
casa de R$ 15 mil a R$ 50 mil.
não é intriga/Aonde foi que enfiaram aquela viga?". O verso está na
marchinha campeã do 9º concurso da Fundição Progresso. A composição de Cássio e
Rita Tucunduva faz graça com o desaparecimento das vigas da Perimetral. Desde 2005,
o projeto já soma mais de 8.200 canções inscritas. Por ano, são de 800 a 1.200,
diz Vanessa Damasco, gerente de projetos da Fundição. 0 concurso tem patrocínio
da Secretaria estadual de Cultura e da Petrobras, que este ano investiu R$ 450
mil. Afora a parceria com o "Fantástico", da TV Globo, que transmite
afinal, com votação interativa. Os três primeiros recebem de R$4 mil a R$15
mil. E entram no CD (Bolacha Discos), com as dez mais, gravado pela Banda
Fundição. Os bailes e desfiles do projeto reúnem 35 mil pessoas.
faz a arrecadação de direitos autorais de marchinhas, sambas,
músicas de axé e frevo no carnaval. A execução de canções exige autorização
prévia da instituição, que instala equipamentos digitais para gravar eventos e
desfiles de blocos. A arrecadação é feita por amostra. Técnicos visitam blocos
durante a folia. O escritório também faz trabalho de conscientização com
reuniões e ações de marketing. Prevê aumento de 10% nos valores distribuídos
aos compositores para 2014. Foram R$ 11,7 milhões ano passado. A marchinha
campeã em execuções foi "Cabeleira do Zezé", de João Roberto Kelly e
Roberto Faissal. O primeiro, aliás, foi o titular com maior rendimento.
do Rio já tinham procurado o Ecad até esta semana para pagar
taxa e solicitar a instalação do equipamento. Banda de Ipanema, Mulheres de
Chico, Afroreggae e Fogo e Paixão estão entre eles. Este ano, a instituição vai
usar mais de 300 equipamentos para monitorar eventos carnavalescos. Terá 170
profissionais de plantão. A Liesa paga R$ 10.600 por escola pelos ensaios nas
quadras.
sempre"é o único samba paulistano na lista dos dez mais executados no
carnaval, segundo o Ecad. Composto por Grego, o hino de 1995 da
Gaviões da Fiel deu o título da escola.