Validação do Ibope refere-se à metodologia de amostragem dos segmentos de Casas de Festa, Casas de Diversão, Música ao Vivo, Sonorização Ambiental, Carnaval e Festa Junina.
Listar as músicas tocadas em festas, boates, bares e estabelecimentos comerciais no país, assim como em eventos de carnaval e festas juninas, não é uma tarefa fácil. E quando se trata do pagamento de direitos autorais pela execução pública dessas obras, é preciso ter ainda mais precisão na identificação dos títulos musicais para garantir a correta remuneração dos artistas envolvidos na criação e execução das obras.
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais provenientes da execução pública musical, acaba de receber mais seis importantes certificações do Ibope para sua metodologia de amostragem das músicas tocadas publicamente e que se enquadram nos segmentos Casas de Festas, Casas de Diversão, Música ao Vivo, Sonorização Ambiental, Carnaval e Festa Junina. Os critérios adotados pelo Ecad receberam a chancela do Ibope Inteligência, comprovando, mais uma vez, o comprometimento e seriedade da instituição no que diz respeito à distribuição justa do direito autoral.
O Ecad vem buscando validar com o IBOPE a metodologia dos seus processos em todos os segmentos em que amostras estatísticas são utilizadas. Com a atual conquista, o Ecad totaliza sete certificações recebidas – em 2012, já haviam sido certificados os critérios de amostragem para as músicas tocadas nas rádios brasileiras.
A validação do Ibope para os sete segmentos, que representam quase a totalidade dos segmentos que envolvem processos amostrais no Ecad, atesta que "a amostra utilizada, inicialmente estabelecida pelo Ecad, mostra-se suficientemente adequada para a seleção amostral das Casas de Festas, Casas de Diversão, Música ao Vivo, Sonorização Ambiental, Carnaval, Festa Junina e suas execuções musicais, para fins de distribuição dos direitos autorais". Isso comprova que a metodologia praticada pelo sistema brasileiro de gestão coletiva musical é uma forma justa e correta de retribuição aos artistas que têm suas músicas executadas nesses segmentos, reforçando o compromisso do Ecad em remunerar, de forma cada vez mais precisa, os titulares de música.
O Ibope inteligência, referência no mercado de pesquisa e especializado em estudos qualitativos e quantitativos nas áreas de opinião pública, política e mercados, entre outras, avaliou e certificou a metodologia aplicada peloEcad no processo de definição das amostras regionais, seleção dos usuários e definição das amostras de execuções musicais, trimestrais ou anuais, utilizadas para pagamento dos direitos autorais das músicas tocadas pelos usuários dos referidos segmentos.
Estamos muito satisfeitos com o resultado deste trabalho de certificação. Mais uma vez, o Ibope constatou que o processo de seleção dos usuários e a amostra captada pelo Ecad já eram adequados, pois erros máximos para as estimativas dos percentuais de distribuição não ultrapassam 0,9 ponto percentual – tendo, inclusive, um segmento com erro máximo de 0,1 ponto percentual , declara Mario Sergio Campos, gerente-executivo de Distribuição doEcad, referindo-se ao segmento de Carnaval.