Compositores recebem direitos autorais
Os compositores e artistas maranhenses têm mais um motivo para comemorar neste carnaval, pois um acordo firmado entre o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – Ecad e o Governo do Estado garantirá o pagamento dos direitos autorais aos titulares que terão suas músicas tocadas em eventos organizados pelo Estado. O acordo beneficiará principalmente os talentos locais, já que praticamente 100% do Carnaval em São Luís é composto por atrações da região.
O gerente do Ecad, Luís Fernando Calvet, diz que o acordo firmado entre o Ecad e o Governo do Estado teve como intermediador o secretário estadual de Cultura, Luís Henrique Bulcão. Para Calvet, a conscientização do Governo do Estado do Maranhão é um exemplo que deveria ser seguido por todas as esferas do poder público. O gerente salienta ainda que a parceria é resultado do eficiente trabalho realizado pelo Ecad na distribuição de direitos autorais aos titulares de música locais.
Uma das intérpretes de maior renome nacional, a maranhense Alcione, também atua da defesa dos direitos autorais de execução pública musical. "Quando você paga o direito autoral você está retribuindo ao compositor, ao cantor. E é isso que nós queremos da música popular brasileira, que todo mundo tenha consciência de que, se usou a música, tem que pagar o direito autoral. Porque essas músicas todas têm dono.
As pessoas vivem e sobrevivem disso, todos elas", declara Alcione na campanha "Vozes em Defesa dos Direitos Autorais", promovida pelo Ecad em parceria com as associações que o integram. A campanha resultou em folder e vídeo que está disponível no canal da instituição no Youtube (http://www.youtube.com/EcadDireitosAutorais) e no site do Ecad, www.ecad.org.br. Nos vídeos, 16 importantes nomes da música brasileira, representantes de diferentes estilos, dão seus depoimentos em prol da defesa dos direitos autorais musicais.