Ecad pode arrecadar 450 mil de direitos autorais
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) deve arrecadar este ano o equivalente a R$ 450 mil de direitos autorais, em Roraima. A informação é do gerente da unidade do Amazonas do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), Teddie Pereira. Ele esteve em Boa Vista, no período de 16 a 20 de julho, participando de encontros que fazem parte da estratégia de atuação transparente da instituição.
Orientar os usuários de música, tais como emissoras de rádios, estabelecimentos comerciais e promotores de eventos, sobre o pagamento da retribuição autoral, assim como buscar acordos para quitação de débitos anteriores.
Esse foi o objetivo da visita, a Boa Vista, do gerente da unidade do Amazonas do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), Teddie Pereira. Os vários encontros, de 16 a 20 de julho, fazem parte da estratégia de atuação transparente do Ecad.
“Minha vinda à Capital roraimense foi para conscientizar os usuários de música e entidades sobre a importância do pagamento dos direitos autorais de execução pública musical, além de esclarecer dúvidas e explicar o trabalho desenvolvido pela instituição”, afirmou Pereira.
Em Boa Vista, o gerente esteve com representantes do Governo do Estado, das secretarias de Educação e de Agricultura, Prefeitura de Boa Vista, Fetec, Associação dos Magistrados de Roraima, Iate Clube e outros locais que utilizam a música mecânica e ao vivo, com a finalidade de estreitar o relacionamento e esclarecer o trabalho desenvolvido pela instituição.
Quanto ao valor estimado para 2007, Pereira explicou que reflete no grande potencial de arrecadação em Boa Vista. Conforme ele, a unidade de Manaus (responsável pela arrecadação em Roraima) acompanha o trabalho do representante da agência credenciada, incentivando a visita aos estabelecimentos, fornecendo informações e, sempre que possível, enviando funcionários para apoiar o trabalho de cobrança e cadastros. “Tudo isso para melhorar a arrecadação e, conseqüentemente, a distribuição dos direitos aos milhares de titulares”, frisou.
Em Boa Vista, o Ecad possui a Agência Autônoma Credenciada, que atende as demandas pertinentes à cobrança de Direito Autoral de músicas executadas em ambientes de freqüência coletiva, de acordo com a Lei nº 610/98.
Porém, quando necessário qualquer pessoa poderá ligar em Manaus/AM. Tel: (92) 3622-9311/9328/8112-1200. e-mail: geram@ecad.org.br/ ecadam@ecad.org.br / eventosam@ecad.org.br.