Streaming: 768 bilhões de faixas tocadas nas plataformas digitais em 2020
Especialmente na pandemia, o streaming veio para ficar e os números mostram isso: somente em 2020, Ecad identificou 768 bilhões de faixas tocadas nas plataformas digitais.
Vale lembrar que, somente no ano passado, o segmento de Serviços Digitais somou R$ 184,5 milhões em execução pública, um valor 41,2% superior ao registrado em 2019, quando foram arrecadados R$ 130,7 milhões. “O crescimento desse segmento já era percebido desde antes da pandemia e foi impulsionado pela quarentena forçada, assim como pela diminuição de receita em shows e em sonorização ambiental, por exemplo", observa Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.
As plataformas digitais de áudio ou de vídeo possuem contratos com o Ecad para realizar pagamentos relativos à disponibilização das músicas, assim como de faixas tocadas em exibições públicas por meio de suas aplicações. Com isso, o Ecad consegue quantificar o número de reproduções de um determinado fonograma nas mídias digitais e realizar a distribuição do pagamento com base nesses dados compartilhados. A matéria da Revista Forbes, do dia 14 de abril de 2021, trouxe mais detalhes sobre o assunto e contou com a entrevista da gerente executiva de Tecnologia da Informação do Ecad, Valéria Pessôa. Clique aqui para conferir.